Educação Compartilhar
Prova

Mudança na lotação das salas deixa estudantes fora da prova do Enem na UFSC

Desta vez a culpa não foi do atraso, mas da mudança na distribuição nas salas de aula. Na UFSC reduziram a lotação para 50% em cima da hora, segundo candidatos.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Estudantes fazem primeiro dia de prova do Enem na UFSC. Foto: Clayton Ramos/SCC SBT
Estudantes fazem primeiro dia de prova do Enem na UFSC. Foto: Clayton Ramos/SCC SBT

Muitos candidatos ao Enem 2020 ficaram de fora das provas deste domingo (17). Os portões fecharam às 13h. Na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, os estudantes foram informados, apenas quando estavam na fila para entrar na unidade, de que uma decisão do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) reduziu a lotação das salas de 80% para 50%. A informação não só pegou os candidatos de surpresa, como deixou muitos do lado de fora da sala de avaliação.

Alguns estudantes relataram ao SCC 10 que os fiscais do INEP informaram que foram comunicados dessa mudança apenas na manhã deste domingo. Num primeiro momento, informaram que tentariam realocar todos candidatos, mas não foi o que aconteceu.

Decisão do INEP, afirma UFSC

Em depoimento enviado ao SCC SBT, o chefe do gabinete da UFSC, Áureo Moraes, informou que a decisão de reduzir a lotação das salas foi do INEP. Confira:

Áureo Moraes, Chefe do gabinete da UFSC.

UFSC temia aglomeração

Na sexta-feira (15), a UFSC emitiu uma nota ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio
Teixeira) questionando a instituição quanto ao plano de ocupação das salas em 80%.

Confira a Nota Oficial na íntegra:

Com relação à realização das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2021 em dependências da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), neste e no próximo domingo, dias 17 e 24 de janeiro, a UFSC esclarece que:

  1. A pedido da direção do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), mesmo diante das limitações impostas pelas medidas de combate à Pandemia de COVID-19, a UFSC concordou em ceder espaços físicos para a realização do Exame;
  2. A participação da UFSC deu-se apenas com relação ao uso dos espaços físicos, sem envolvimento da instituição com quaisquer detalhes operacionais das provas e sem qualquer responsabilidade no que se refere aos protocolos de cuidados sanitários, preconizados pelas autoridades de saúde;
  3. Nesse sentido, ao longo das tratativas com representantes da Fundação Cesgranrio, responsável pela organização e realização do certame, a UFSC deixou explícitas as condições que, do ponto de vista da Universidade, precisavam ser respeitadas para garantir as mínimas condições de segurança para candidatas (os) e profissionais envolvidos com a aplicação das provas;
  4. Uma das principais condições previamente estipuladas foi o número de alunos por sala,
    limitado a, no máximo, 40% da capacidade dos espaços;
  5. Mesmo cientes desta última condição, o INEP e a Cesgranrio distribuíram os
    participantes utilizando 80% da capacidade das salas.
    Em 12 de janeiro, tão logo a informação chegou à Administração Central da UFSC, a Universidade enviou ofício às duas instituições solicitando que respeitassem o limite de 40%. Até o final da tarde desta sexta-feira, 15 de janeiro, não houve resposta.
  6. Prezando por suas convicções quanto aos riscos cada vez maiores em torno do contágio e diante da gravidade da situação pandêmica, a UFSC enviou, na quinta-feira, dia 14, Ofício às Secretarias Municipal e Estadual da Saúde e ao Ministério Público Federal em Santa Catarina, alertando sobre a situação identificada e destacando o risco iminente de haver uma concentração de pessoas em um mesmo espaço físico por longo período;
    A UFSC reitera, por fim, que não deseja comprometer a realização do Exame, apenas ressaltar que o quadro de casos e óbitos no País demanda medidas rigorosas e as ações adotadas têm o único objetivo de preservar vidas.

Para quem conseguiu fazer a prova

Os candidatos que conseguiram entrar para o exame têm cinco horas e 30 minutos para resolver as questões. O horário de término da prova é às 19h. Hoje ele respondem as questões de linguagens e ciências humanas. As provas de Ciências da Natureza e Matemática ocorrerão no segundo domingo do exame, que será no dia 24 de janeiro. O uso de máscaras é obrigatório nos locais de prova.

Santa Catarina tem 118 estudantes inscritos para a realização da prova do ENEM 2020.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.