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Home Office

Funcionários pouco engajados na pandemia? Vídeos podem reverter esse quadro. Saiba como

Especialista em Design de Aprendizagem explica quais são os tipos mais adequados para cada estratégia e o que deve ser considerado no roteiro e conteúdo de cada um deles.

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Redação

Por Redação

A adesão ao home office na pandemia aumentou o desafio de as empresas manterem os times engajados e obterem sucesso nas ações de treinamento e desenvolvimento de equipes. Para a especialista em Design de Aprendizagem da empresa de educação digital DOT digital group, Fernanda Gaona, nesse contexto o uso de vídeos se tornou um aliado importante dos departamentos de Pessoas: “A educação corporativa mudou e podemos beber dessa fonte, extrair dela o melhor para aplicar nas estratégias de educação corporativa, para ter maior alcance e obter maior engajamento”. 

Há diversos formatos que podem ser usados, a depender do público que quer ser alcançado e da mensagem a ser comunicada. Vídeo-aulas, vídeo depoimento e vídeo animação são alguns deles e podem ser usados como recurso para apresentar aos colaboradores desde uma nova liderança, ensinar a trabalhar com um novo sistema ou mesmo apresentar a organização a novos funcionários no onboarding. 

“Para conseguir um bom vídeo não podemos esquecer quem é aquela empresa, qual é a estratégia dela, para onde ela está indo e o que quer alcançar com aquele treinamento”, resume Fernanda. Na hora da produção do roteiro e conteúdo, deve ser considerada a cultura da organização, a forma como a comunicação com os funcionários já é feita no dia a dia, se mais ou menos informal; garantir que todos os colaboradores se sintam representados pelas imagens e conteúdos; e também o tempo necessário para assimilá-lo, o que pode levar à necessidade de produção de mais de um vídeo ou de complementação com outras mídias, como ebook e podcast.

“Já desenvolvemos vídeos para nossos clientes comunicarem regras sobre dress code aos colaboradores, pois é um recurso que torna a mensagem menos impositiva, uma vídeo aula sobre funil de vendas e uma animação sobre gestão de tempo e redes sociais, só para citar alguns exemplos de aplicação”, lista a especialista do DOT digital group.

A seguir, confira algumas dicas para elaborar um roteiro atrativo.

  1. Fale a língua do público

A cultura da empresa deve falar mais alto. Como a empresa se comunica? Quem é meu público? Os colaboradores são mais formais ou informais? Pense no porta-voz. O uso de um ator é mais profissional, mas sua forma de comunicar precisa estar alinhada à cultura da empresa.

  1. O  momento certo importa

Planeje o momento certo de comunicar, pois engajamento tem hora certa. Considere o momento em que a empresa está. Essa comunicação precisa estar alinhada e o clima organizacional é sempre muito nítido.

  1. Considere o conteúdo

Se for produção interna ou não, o conteúdo precisa ser apresentado no formato mais adequado para aquela aprendizagem. Deve ser considerado quem deve passar aquela mensagem: alguém com um cargo de liderança na empresa, por exemplo.Também deve ser avaliado quanto tempo o colaborador vai precisar para assimilar aquele conteúdo. Planeje bem a carga horária da ação e se um vídeo apenas será suficiente.

  1. Foco nas imagens

Garanta que todos os colaboradores sintam-se representados. Se houver imagens internas, use as nas ações. Foque no design também: lettering ou ilustrações devem ser sofisticas.

  1. Invista na mensagem certa

Planeje a mensagem do vídeo. Qual marca você quer deixar? O que você quer que ela mude no dia a dia do colaborador? Essa mensagem tem de ser colocada em prática, posteriormente. 

Tipos de vídeos

Vídeo-aula

  • Pode ter como apresentador um ator ou mesmo um colaborador;
  • O apresentador não precisa estar na mesma posição sempre. E ele deve se portar de acordo a cultura da empresa. Se menos formal, pode caminhar pela empresa enquanto fala;
  • O uso do chroma key (aquele fundo verde usado para receber sobreposições de imagens) pode ser bom, mas que tal pensar num cenário que tem a ver com a empresa?
  • O mais importante é falar a língua da empresa.

Vídeo depoimento

  • As empresas exploram mais do que alguns há anos; 
  • É mais fácil de ser produzido porque bastam um celular e uma ideia; 
  • Ele pode ser gravado a qualquer hora e lugar;
  • É uma boa estratégia para apresentar uma nova liderança ou para os colaboradores apresentarem a empresa a novos colegas onboarding;
  • É um bom recurso para ser usado por empresas que têm lideranças espalhadas por diversas unidades, pois ele conecta as pessoas mais facilmente.

Vídeo animação

  • Quando a foto não ilustra, invista na ilustra;
  • Pode conter estratégias de gamificação (mecânicas e dinâmicas de jogos que ajudam a engajar pessoas, resolver problemas e melhorar o aprendizado, motivando ações);
  • É indicado para apresentação de esquemas e gráficos.

Roda de conversa

  • Bastante comum em programas de debate e entrevista na TV, onde são trabalhados assuntos da atualidade
  • Na educação corporativa funciona muito bem porque consegue ter o mesmo efeito de uma reunião presencial
  • Pode ser usado para promover uma discussão relevante, que  com diversidade de ideias e permite que isso seja feito de forma descontraída, até para tratar temas mais espinhosos. Formato pode ser transformado em podcast, posteriormente (uso do áudio do vídeo)

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