Moda e Beleza Compartilhar
Rotina

Pele oleosa: a importância de uma rotina de limpeza regrada

O segredo é associar tratamentos com cuidados em casa para reduzir a oleosidade da pele.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Ozempic está acelerando. Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)
Ozempic está acelerando. Imagem Ilustrativa. Foto: Pixabay (banco de imagens)

Quem tem a pele oleosa sabe que precisa dar atenção aos cuidados diários que tem com ela e redobrar as ações, principalmente com o rosto, para prevenir e controlar a oleosidade excessiva. Com ela, podem aparecer as lesões de acne, os cravinhos se a pele não for higienizada da forma correta e tratada, e no geral o entupimento dos poros. A Fisioterapeuta Dermato Funcional, Priscila Amancio, ressalta a importância dos cuidados, que podem ser feitos em clínicas, como limpeza de pele (pelo menos uma vez no mês) com ativos apropriados, fotobiomodulação e peelings, como também os cuidados em casa.

Para o dia a dia, ela destaca que é preciso limpar a pele, com sabonete específico, água fria, usar hidratante e filtro solar. “Não lavar o rosto muitas vezes ao dia (principalmente se usar sabonete) ajuda no controle da oleosidade. O ideal são duas vezes ao dia, geralmente pela manhã ao acordar e antes de dormir. É fundamental usar produtos próprios para esse tipo de pele, pois o cosmético impróprio pode piorar ainda mais o seu aspecto. Outra dica é sempre hidratar com produto adequado, pois quanto mais hidratamos, mais controla-se a oleosidade”, revela.

Segundo a profissional, estar atento ao tipo de alimentação consumida também pode ser um aliado nos cuidados com a pele oleosa. Para Priscila, “quando não há nenhum problema primário, como alteração hormonal e o uso de medicações, por exemplo, ocasionado a oleosidade, um homecare bem montado e feito com constância e limpeza de pele com periodicidade são bastante eficazes.”

Para ajudar e potencializar os cuidados com a pele, a especialista tem uma receita que pode ser feita em casa. É uma máscara facial de argila verde associada à óleo essencial de melaleuca. “Essa máscara é uma ótima sugestão para peles oleosas e acneicas. A argila verde age reduzindo o excesso de oleosidade e oferece efeito calmante e regenerador, enquanto o óleo essencial de melaleuca tem ação antisséptica bem poderosa, além de propriedades anti-inflamatória, antifúngica e cicatrizante, sendo bem vindo nos processos de acne”, explica Priscila.

Máscara Facial de Argila Verde Associada a Óleo Essencial de Melaleuca

Ingredientes:
1 colher de sopa de argila verde
1 xícara de chá de água
4 gotas de óleo essencial de melaleuca

Modo de preparo e uso:
Misturar os ingredientes até ficar homogêneo.
Aplicar sobre a face limpa e deixar agir por 10 minutos. Retirar em água corrente e aplicar um hidratante adequado para o seu tipo de pele.

  • Essa máscara deve ser aplicada no máximo uma vez na semana.

Características da pele oleosa: superfície mais espessa, poros dilatados, brilho excessivo, tendência ao surgimento de cravos e acne.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.