Cibelly Fávero

Jornalista, apresentadora e editora-chefe do SCC News. Desde 2011 está à frente dos principais jornais do estado na TV.


Colunistas Compartilhar
Cibelly Fávero

O peso da inadimplência

Além dos problemas financeiros, a saúde emocional pode ficar comprometida

• Atualizado

Por

Imagem Ilustrativa. Foto: Freepik | Banco de Imagens.
Imagem Ilustrativa. Foto: Freepik | Banco de Imagens.

A pesquisa mais recente da Serasa aponta que, mais de um milhão e oitocentas mil pessoas estavam inadimplentes em setembro, no estado. E mais do que a bola de neve das contas que só cresce, os boletos atrasados trazem danos à saúde emocional e física. Até o seu dia a dia no trabalho ou nos estudos pode ser prejudicado.

Decidi trazer esse assunto pra vocês aqui na coluna quando vi uma ação do Serasa pra negociar dívidas. E pensei em como é bom ter o nome limpo e a tranquilidade de conseguir pagar as contas em dia. E que isso não é realidade pra muita gente.

Vou deixar no final do texto as informações pra você que tem dívida e quer limpar o nome. Mas agora vou te dar razões pra se esforçar e se livrar dessa bola de neve.

Eu conversei com a terapeuta Camila Custódio sobre os danos emocionais da inadimplência. E me surpreendi.

Ela contou que as características mais comuns, relatadas pelos pacientes no consultório, são sentimentos como tristeza, vergonha, culpa, ansiedade e insônia – todos causados por problemas financeiros. E que além dos sentimentos ruins, em muitos casos, pode resultar até no fim de casamentos. Pesquisas recentes mostram que 57% dos divórcios acontecem por questões ligadas ao dinheiro.

A Camila aponta também o endividamento como um dos fatores causadores do stress, falta de concentração no trabalho e nos estudos. E diz que o contrário, uma relação saudável com seu dinheiro, impacta até na autoestima e na qualidade de vida das pessoas.

Ok! Mas então por onde começar? E mesmo com uma lista de contas que parecem impagáveis dá pra reverter a situação?

Se você quiser, dá sim! Pode ser doloroso e pode demorar. Mas é possível!

No próximo texto, vou trazer um passo a passo pra você começar a organizar as suas contas e começar a sair de vez do endividamento ou da inadimplência! Já separa papel e caneta!

Se você já quiser negociar dívidas em atraso com Serasa, pode acessar o site aqui. Tem feirão online em andamento com promessa de descontos de até 99%. Se precisar de ajuda pra negociar pode ir até uma agência dos Correios. Os atendentes estão habilitados para auxiliar.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.