Nova ponte da Lagoa em Florianópolis já tem data para começar a funcionar
A obra, que teve início em abril de 2023, está em fase final
• Atualizado
A nova ponte da Lagoa da Conceição, em Florianópolis, já tem data para começar a funcionar. Em junho, uma faixa será liberada no sentido Avenida das Rendeiras, enquanto a ponte antiga concentrará o tráfego no sentido oposto. A abertura total está prevista para julho, com novas pistas de acesso e uma rótula no Centrinho.
Leia Mais
A obra, que teve início em abril de 2023, está em fase final. Os canteiros de obras estão sendo desmontados para dar lugar às pistas que ligarão a nova estrutura às vias da região.
A Prefeitura de Florianópolis, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Manutenção da Cidade, prevê que, com a abertura parcial, já será possível desviar parte do trânsito local e aliviar os congestionamentos frequentes.
Histórico da ponte da Lagoa
Com 214 metros de extensão e 17 metros de largura, a estrutura em concreto armado com formato curvo e guarda-corpos trará duas faixas de rolamento, calçadas laterais de 2,5 metros e uma ciclovia bidirecional de 2,8 metros.
A proposta é valorizar diferentes modais, conectando a ciclovia da Avenida das Rendeiras com a ciclofaixa que leva ao Terminal da Lagoa (Tilag), ampliando a mobilidade urbana com acessibilidade e segurança.
Para os moradores e turistas, a diferença será visível não só no trânsito. A nova ponte vai triplicar a altura livre para passagem de barcos, saltando de 1,8 para 6 metros, além de ampliar o vão livre de 9 para 30 metros.
Isso vai facilitar a navegação entre a Lagoa da Conceição e a Lagoa Pequena, no Campeche — e, de quebra, melhorar a oxigenação da água, com reflexos positivos para o meio ambiente.
Com um investimento de R$ 53 milhões e prazo de execução de dois anos, a obra é realizada pela empresa Cejen Engenharia Ltda. e conta com todas as licenças ambientais e autorizações necessárias, emitidas pelo Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA), Secretaria do Patrimônio da União (SPU) e Capitania dos Portos.
Além da melhoria na mobilidade, o novo visual da ponte promete ser um marco arquitetônico na cidade. “O projeto arquitetônico é de tirar o fôlego”, destaca a Prefeitura, que prevê também a revitalização do entorno como parte da transformação urbana da Lagoa.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO