YouTube cumpre decisão do TSE e bloqueia canal de Monark
Adrilles Jorge e deputados federais tiveram perfis no Twitter retidos por ordem da Justiça
• Atualizado
O influenciador Bruno Aiub, o Monark, teve seu canal do YouTube bloqueado pela plataforma na terça-feira (8), em cumprimento a uma decisão judicial sigilosa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Monark participava de um podcast com o ex-deputado estadual paulista Arthur do Val (União) quando ficou sabendo do bloqueio. “Provavelmente [foi bloqueado] porque eu divulguei o vídeo do argentino lá”, afirmou o influenciador, se referindo a um vídeo no qual um homem distorcia informações sobre o processo eleitoral brasileiro.
“Com certeza é por isso”, disse do Val. Na sequência, ambos começaram a discutir, porque o ex-deputado afirmou ser crime divulgar o conteúdo. “A live do argentino é basicamente um atentado contra a nossa democracia. Ela está mentindo sobre o nosso processo eleitoral, e você não pode fazer isso quando você tem pessoas nas ruas quebrando e querendo matar pessoas por causa disso”, pontuou o integrante do União Brasil.
Monark chamou do Val de “ditador” e disse que o bloqueio “não é justo, nem sensato, nem legal”. Pelo Twitter, depois, ele voltou a criticar a medida e a classificou como “censura estatal”. Em fevereiro deste ano, o influenciador foi desligado do Flow Podcast por ter defendido a existência de um partido nazista no Brasil.
Nesta terça-feira, outros perfis que saíram do ar por ordem da Justiça foram os Twitter do jornalista Adrilles Jorge, demitido da Jovem Pan em fevereiro após fazer um gesto, com a mão direita, associado a saudação alemã ‘Sieg Heil’, que remete ao nazismo; e os dos deputados federais bolsonaristas José Medeiros (PL-MT) e Gilberto Silva (PL-PB). O SBT News perguntou ao Twitter se a remoção dos perfis atende a decisão da Justiça Eleitoral, mas não teve retorno até a publicação da reportagem. O espaço permanece aberto para manifestações.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO