Segurança Compartilhar
Prisões

Vídeo mostra o momento em que suspeito de atuação no assalto a banco em Criciúma é preso

Nove pessoas foram presas até o momento.

• Atualizado

Rafaella Moraes

Por Rafaella Moraes

Foto: PM / Divulgação.
Foto: PM / Divulgação.

Até o momento, nove suspeitos de atuação no assalto a banco em Criciúma, considerado o maior assalto do Estado, foram presos. Conforme anúncio durante coletiva de imprensa da Polícia Rodoviária Federal (PRF) do Rio Grande do Sul, oito homens foram encontrados em cidades gaúchas e uma mulher foi detida em São Paulo.

Em um vídeo publicado no Instagram pelo Subcomandante do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Santa Catarina (Bope/SC), Lucius Carvalho, é possível ver o momento exato da prisão em Morrinhos do Sul, no Rio Grande do Sul, de um dos suspeitos de atuação no assalto. Confira:

A ação foi uma integração entre Polícia Militar de Santa Catarina e Brigada Militar do Rio Grande do Sul. O suspeito estava, na madrugada desta quinta-feira (3), em uma casa que teria sido usada pelos assaltantes durante o planejamento do assalto e esconderijo dos objetos. Conforme informações divulgadas na coletiva, ele seria natural de São Paulo. O homem foi conduzido até a DEIC de Porto Alegre para prisão em flagrante. O IGP está fazendo uma varredura em todas as coletas.

Prisões realizadas:

  • 2 homens em São Leopoldo, Rio Grande do Sul, na tarde de quarta-feira (2).
  • 3 homens na divisa de Torres, Rio Grande do Sul, e Passo de Torre (SC), na tarde de quarta-feira (2).
  • 1 mulher que estava em uma casa em São Paulo (SP), na tarde de quarta-feira (2).
  • 2 homens em Gramado, na Serra do RS, na manhã de quinta-feira (3).
  • 1 homem (do vídeo), que estava na casa na cidade de Três Cachoeiras (RS), na madrugada de quinta (3).

Confira um trecho da coletiva:

Na coletiva estavam presentes, além da Polícia Rodoviária Federal, a Brigada Militar, Polícia Civil e Instituto-Geral de Perícias. A coletiva aconteceu nesta quinta-feira (3), às 11h, no segundo andar da sede da Secretaria da Segurança Pública do Rio Grande do Sul.

Galpão usado pelos assaltantes:

De acordo com informações do Batalhão de Operações Policiais Especiais de Santa Catarina (BOPE), um galpão usado pelos assaltantes foi encontrado na quarta-feira (2), em Içara, aproximadamente 10 km de distância da cidade onde ocorreu o crime.

O local havia sido alugado pelo proprietário para desconhecidos. De acordo com as investigações, o galpão serviu para que os criminosos pintassem os veículos usados no assalto de preto. “No chão tinha marca da tinta desenhando a silhueta dos carros”, conta o comandante do Bope-SC, tenente-coronel José Ivan Schelavin.

Uma placa de “aluga-se” ainda estava na frente do galpão. Foto: Marco Burigo.

O assalto:

Por volta das 23h50 do dia 30 de novembro, em Criciúma, no sul do Estado, criminosos fortemente armados assaltaram um banco da cidade e efetuaram diversos disparos na área central e no 9º Batalhão de Polícia Militar (BPM). A ação criminosa resultou em duas pessoas feridas, sendo um deles o policial militar Jeferson Luiz Esmeraldino, que passou por uma cirurgia e está hospitalizado.

De acordo com o Governo do Estado, até o momento, foram presas quatro pessoas que fizeram o recolhimento de parte das cédulas de papel que estavam jogadas no chão em razão da explosão. Com eles, foram localizados cerca R$ 810 mil. Conforme a Polícia Militar, 10 veículos utilizados na ação foram encontrados na localidade de Picadão, no município de Nova Veneza, na manhã de terça (1). Também foi apreendido material explosivo estimado em 230 quilos, do tipo Melaton.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.