VÍDEO: bebê é salvo após se engasgar com giz de cera em SC
Uma câmera de segurança do local flagrou o momento em que os familiares estacionam o carro e pedem ajuda
• Atualizado

Um bebê de um ano e quatro meses foi salvo pela Guarda Municipal e pelo Corpo de Bombeiros Voluntários após se engasgar com giz de cera em Araquari, no Norte de Santa Catarina. O caso foi registrado na noite da última quarta-feira (9), por volta das 21h30.
A família chegou com o bebê na sede da Secretaria de Segurança Pública de Araquari, no bairro Itinga, pedindo socorro à Guarda Municipal. Segundo os relatos, o bebê teria aspirado giz de cera.
Uma câmera de segurança do local flagrou o momento em que os familiares estacionam o carro e pedem ajuda.
Bebê se engasga com giz de cera; veja o vídeo
Bebê é salvo após se engasgar com giz de cera em SC
— Portal SCC10 (@portal_scc10) April 12, 2025
Vídeo: divulgação | Prefeitura de Araquari pic.twitter.com/3TjBa2hOLV
Diante disso, uma viatura que realizava rondas pelo bairro atendeu a família e um dos guardas iniciou a manobra de Heimlich – técnica utilizada para desobstruir as vias aéreas – enquanto outro guarda acionou o Corpo de Bombeiros Voluntários.
A criança voltou a respirar e foi encaminhada pela família para avaliação em um hospital de Joinville.
Manobra de Heimlich em bebês
Segundo o Ministério da Saúde, é preciso colocar o bebê de bruços em cima do seu braço e fazer cinco compressões entre as escápulas (no meio das costas). Virar o bebê de barriga para cima em seu braço e efetuar mais cinco compressões sobre o esterno (osso que divide o peito ao meio), na altura dos mamilos.
Tentar visualizar o corpo estranho e retirá-lo da boca delicadamente. Se não conseguir, repitir as compressões até a chegada a um serviço de emergência (pronto socorro ou hospital). Esses procedimentos são válidos somente se a criança ou o adulto engasgado estiverem conscientes.
Vítimas inconscientes precisam de atendimento hospitalar rapidamente. Os primeiros socorros para asfixia ou engasgo devem ser tomados até que seja possível o atendimento especializado.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO