Veja o que se sabe sobre a megaoperação no Rio de Janeiro; ‘mais letal do estado’
Ao todo, mais de 2.500 agentes de segurança participaram da ação que foi marcada por resistência armada intensa
• Atualizado
Com ao menos 64 mortes e 81 presos, a megaoperação das forças de segurança do Estado do Rio de Janeiro que foi deflagrada nesta terça-feira (28) já é considerada a “mais letal do estado”. Segundo o SBT News, a Operação Contenção foi justificada pela necessidade de desarticular lideranças do Comando Vermelho (CV) na região.
Ao todo, mais de 2.500 agentes de segurança participaram da ação que foi marcada por resistência armada intensa, barricadas incendiadas em vias expressas e ataques com drones por parte de criminosos com o objetivo de atrasar o avanço policial.
Dos 64 mortos, estão quatro policiais civis e militares.
Especialista fala sobre a operação
Em entrevista ao SBT News, o especialista em segurança pública do Rio de Janeiro, Sérgio Ramalho, explicou os fatores que levaram ao alto número de mortes na operação, colocando como pontos principais o alto número de agentes de segurança e as facções altamente armadas.
“Os complexos do Alemão e da Vila Cruzeiro ficam em uma região que abrange vários bairros do subúrbio do Rio de Janeiro. Essa área é bastante grande e conflituosa, com grupos criminosos fortemente armados. Isso acaba explicando por que, quando há uma operação desse vulto, como a de hoje, com mais de 2 mil homens, ocorrem mais mortes”, destacou.
Ramalho explica ainda que, mesmo que as operações sejam de grande porte como a “Contenção”, elas tendem a ter efeitos pouco duradouros.
“O que vemos e vimos no Rio são ações pontuais, que chamam atenção pelo tamanho, mas cujas consequências se perdem com o tempo. Os criminosos não estão mais confinados às favelas; já controlam ruas e bairros inteiros, impõem barreiras e até escavam buracos para dificultar o acesso das forças de segurança”, explica.
O especialista defende ainda que a resposta do Estado deve ser gradual, permanente e acompanhada de um processo de depuração interna nas próprias corporações, diante do retorno de agentes anteriormente condenados por envolvimento com o crime.
“Sem uma ação constante e ética dentro e fora das instituições, a cada operação, tudo volta a ser como antes”, conclui.
O que é a ‘Operação Contenção’?
A ação das forças de segurança fazem parte da estratégia permanente chamada “Operação Contenção”, apontada pelo governo do estado como um resposta ao avanço territorial da facção criminosa Comando Vermelho (CV).
Segundo representantes do Executivo, foram mais de 100 mandados cumpridos durante a operação planejada ao longo de ‘mais de um ano de investigação’, com foco em lideranças que coordenam ações de dentro das favelas, segundo a polícia.
Com 45 anos de existência, o CV é conhecido como uma das maiores organizações criminosas do Brasil e está presente em 21 estados.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO