Tempestade tropical deixa mais de 100 mortos nas Filipinas
O mal tempo provocou deslizamento de terra e inundações que afetaram quase dois milhões de pessoas
• Atualizado
A tempestade tropical Nalgae deixou mais de 100 mortos durante sua passagem pelas Filipinas, neste fim de semana. O mal tempo provocou deslizamento de terra e inundações que afetaram, segundo autoridades, quase dois milhões de pessoas.
A província de Maguindanao foi a mais atingida e o número de desparecidos ainda é incerto. Cerca de 80 a 100 pessoas, incluindo famílias inteiras, podem ter sido soterradas por um deslizamento de terra na região. De acordo com o ministro do interior, Naguib Sinarimbo, equipes de resgate continuam trabalhando no local.
Cerca de 1,9 milhão de pessoas foram atingidas pela tempestade, incluindo mais de 975.000 aldeões que fugiram para centros de evacuação ou casas de parentes. Pelo menos 4.100 casas e 16.260 hectares (40.180 acres) de arroz e outras lavouras foram danificados pelas enchentes em um momento em que o país se preparava para uma crise alimentar iminente devido a interrupções no fornecimento global, disseram autoridades.
Ao menos 20 tufões e tempestades atingem o arquipélago filipino a cada ano. O país está localizado no “Anel de Fogo” do Pacífico, uma região ao longo da maior parte da orla do Oceano Pacífico, onde ocorrem muitas erupções vulcânicas e terremotos, tornando a região uma das mais propensas a desastres do mundo.
* Com informações da Associated Press
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO