Segurança Compartilhar
Condenação

Técnica de enfermagem é condenada por tentar matar 11 recém-nascidos

O Ministério Público acusou a ré de ter dado às crianças medicamentos controlados

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Imagem: SBT News
Imagem: SBT News

O júri popular considerou Vanessa Pedroso Cordeiro, de 40 anos, culpada por tentar matar 11 recém-nascidos em um hospital de Canoas, no Rio Grande do Sul.

A técnica de enfermagem foi condenada a 51 anos e 8 meses de prisão, sendo considerada culpada por nove tentativas de homicídio e uma lesão corporal. Em dois casos, a acusada foi absolvida.

O Ministério Público acusou a ré de ter dado às crianças medicamentos controlados, entre eles morfina, sem ordem médica, assumindo o risco de matá-las. Os bebês apresentaram problemas respiratórios, convulsões e foram internados na UTI neonatal. Os crimes aconteceram em 2009.

“As condutas da acusada foram gravíssimas, causando a internação em UTI de pelo menos 10 recém-nascidos saudáveis e com poucas horas de vida, com quadros gravíssimos, com paradas respiratórias, convulsões e até coma, causando pânico no ambiente hospitalar e todo o envolvimento de órgãos de saúde municipais e estaduais, bem como Polícia Civil, até que se descobrisse a causa. Tudo indica que, se não fosse sua prisão em flagrante, os casos seguiriam ocorrendo”, ressalta o promotor Rafael Russomanno Gonçalves, que atuou em plenário.

A ré disse que sabia o que estava fazendo, mas não conseguia parar de cometer os atos. Ela disse que praticou os crimes por desconhecer, na época, que tem um transtorno mental. O Instituto Psiquiátrico Forense considerou a ré semiimputável, ou seja, ela teria parcial compreensão da conduta ilícita.

O cumprimento inicial da pena é em regime fechado, mas ela poderá recorrer da decisão em liberdade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.