Segurança Compartilhar
Calamidade

Talibã proíbe cidadãos afegãos de irem ao aeroporto de Cabul

Estradas até o campo de aviação foram fechadas, permitindo apenas a passagem de estrangeiros

• Atualizado

SBT News

Por SBT News

Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Via SBT News
Foto: Reprodução/ Redes Sociais/ Via SBT News

Durante coletiva de imprensa na terça-feira (24), o grupo fundamentalista islâmico Talibã informou que não vai mais permitir que os cidadãos afegãos se dirijam ao aeroporto de Cabul para deixar o Afeganistão. Os membros do grupo pediram ainda para que os norte-americanos não encorajem os moradores a irem embora da nação.

Segundo o porta-voz Zabihullah Mujahid, o “emirado islâmico está tentando controlar a situação” próxima ao aeroporto e que “a estrada em direção ao campo de aviação foi fechada”, permitando a passagem apenas de estrangeiros. “Estamos impedindo os cidadãos afegãos de ir para lá porque há o risco de perderem a vida por causa da multidão e os norte-americanos estão atirando quando há confusão”, disse Mujahid.

No mesmo dia, a União Europeia pediu aos Estados Unidos que controlem o aeroporto de Cabul por “quanto tempo for necessário” para garantir e completar as operações internacionais de evacuação dos cidadãos estrangeiros e afegãos que desejam sair do Afeganistão. Até o momento, as tropas militares norte-americanas já retiraram 37 mil pessoas do país, enquanto o Reino Unido transporou 6.600 de cidadãos.

Desde o dia 15 de agosto, quando o Talibã tomou o poder do Afeganistão, cenas de desespero se repetem diariamente no aeroporto da capital do país, enquanto milhares de pessoas ainda tentam deixar a nação. 

https://twitter.com/theragex/status/1430503656705728516?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1430503656705728516%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.sbtnews.com.br%2Fnoticia%2Fmundo%2F178110-taliba-proibe-cidadaos-afegaos-de-irem-ao-aeroporto-de-cabul

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.