Talibã proíbe cidadãos afegãos de irem ao aeroporto de Cabul
Estradas até o campo de aviação foram fechadas, permitindo apenas a passagem de estrangeiros
• Atualizado
Durante coletiva de imprensa na terça-feira (24), o grupo fundamentalista islâmico Talibã informou que não vai mais permitir que os cidadãos afegãos se dirijam ao aeroporto de Cabul para deixar o Afeganistão. Os membros do grupo pediram ainda para que os norte-americanos não encorajem os moradores a irem embora da nação.
Segundo o porta-voz Zabihullah Mujahid, o “emirado islâmico está tentando controlar a situação” próxima ao aeroporto e que “a estrada em direção ao campo de aviação foi fechada”, permitando a passagem apenas de estrangeiros. “Estamos impedindo os cidadãos afegãos de ir para lá porque há o risco de perderem a vida por causa da multidão e os norte-americanos estão atirando quando há confusão”, disse Mujahid.
No mesmo dia, a União Europeia pediu aos Estados Unidos que controlem o aeroporto de Cabul por “quanto tempo for necessário” para garantir e completar as operações internacionais de evacuação dos cidadãos estrangeiros e afegãos que desejam sair do Afeganistão. Até o momento, as tropas militares norte-americanas já retiraram 37 mil pessoas do país, enquanto o Reino Unido transporou 6.600 de cidadãos.
Desde o dia 15 de agosto, quando o Talibã tomou o poder do Afeganistão, cenas de desespero se repetem diariamente no aeroporto da capital do país, enquanto milhares de pessoas ainda tentam deixar a nação.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO