Suspeita de sufocar e agredir crianças em creche é indiciada por tortura
Outra pessoa, que não teve identidade revelada pela Policia Civil, também foi indiciada
• Atualizado
A Polícia Civil de Santa Catarina concluiu o inquérito policial que apurava a ocorrência de maus-tratos contra várias crianças em uma creche particular em Florianópolis e indiciou a diretora da instituição e outra pessoa não identificada. A mulher era investigada desde o início de julho quando vídeos de uma criança sendo vítima de maus-tratos chegaram ao conhecimento dos pais. O Inquérito Policial foi finalizado na última sexta-feira (29).
A investigação concluiu que as crianças, entre 1 e 6 anos de idade, teriam sido vítimas de crimes de maus-tratos, exposição a constrangimento, lesão corporal, injúria e torturas física e psicológica. A Polícia Civil realizou diversas diligências e ouviu 35 pessoas, entre responsáveis legais pelas 22 crianças, professoras e outras testemunhas, além de duas pessoas investigadas, que foram formalmente indiciadas.
Agressões e sufocamento
As agressões se tornaram públicas após uma ex-funcionária mostrar as imagens com as agressões dentro da creche Bem-me-quer, localizada no bairro Capoeiras, na região Continental da Capital.
Nas imagens, a dona da instituição aparece sufocando e agredindo uma menina de onze meses e dizendo:
“Para Vitória, para! Para com essa porcaria. Chata!”
O aparecimento de arranhões e o comportamento diferente das crianças já vinham preocupando e gerando desconfiança nos pais de alunos matriculados na unidade de ensino.
Confira as imagens da criança sendo sufocada:
Investigação
A Polícia Civil de Santa Catarina investigava o caso desde o dia 2 de julho, quando pais registraram um Boletim de Ocorrência denunciando as agressões. Um Inquérito Policial foi instaurado no dia 4 e concluído na última sexta-feira (29).
O Ministério Público de Santa Catarina solicitou a abertura de um inquérito policial para investigar a denúncia de maus-tratos e determinou o encaminhamento de cópia da representação à 9ª Promotoria de Justiça da Capital, para apurar se houve omissão do Conselho Tutelar no caso.
Posicionamento da creche
Em comunicado, divulgado no dia 3 de julho, a creche Bem-me-quer informou que suspendeu temporariamente as atividades escolares.
Confira o comunicado na íntegra:
Em razão de situações adversas, a partir de amanhã, 04/07 o Bem-me-quer estará com as atividades escolares temporariamente suspensas, não havendo data para retorno.
As declarações de matrícula de cada criança e as notas fiscais já estão sendo providenciadas e serão enviadas amanhã para o e-mail que está na ficha de matrícula, sendo o contrato automaticamente rescindido. As mesmas declarações físicas e pertences pessoais serão enviados posteriormente para os endereços que constam na ficha de matrícula. Caso seja necessário mais documentos, favor solicitar através do e-mail bemmequerfloripa@outlook.com
Agradecemos a compreensão de todas e todos que estiveram nestes anos bem próximos do Bem-me-quer e sabem a verdadeira dedicação e esforço que sempre esteve presente.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Leia também
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO