Rússia testa míssil intercontinental Sarmat
Lançamento foi divulgado por meio das redes sociais do Ministério da Defesa e parabenizado por Putin
• Atualizado
A Rússia anunciou nesta quarta-feira (20) que testou o seu novo míssil intercontinental Sarmat. O lançamento foi realizado no cosmódromo de teste de Plesetsk, na região de Arkhangelsk, e divulgado nas contas oficiais do governo russo.
“Essa arma verdadeiramente única fortalecerá o potencial de combate de nossas Forças Armadas, garantirá de maneira confiável a segurança da Rússia contra ameaças externas e fará pensar aqueles que, no calor da retórica frenética e agressiva, tentam ameaçar nosso país.”, disse Putin em comunicado. O presidente da Rússia assistiu ao teste por vídeo.
Segundo o Ministério da Defesa esse é o primeiro lançamento do programa estadual de teste e, após a conclusão dessa fase, o sistema de mísseis Sarmat entrará em serviço e deverá substituir o antigo sistema Voyevoda. Ainda segundo o ministério, a arma é um produto feito “exclusivamente da cooperação da indústria russa”, e é capaz de atingir alvos a longas distâncias usando uma variedade de trajetórias de voo.
Putin parabenizou o lançamento e a criação do míssil. O chefe de Estado também informou que o Sarmat é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis.
“Este é um evento grande e significativo no desenvolvimento de sistemas avançados de armas do exército russo. O novo complexo possui as mais altas características táticas e técnicas e é capaz de superar todos os meios modernos de defesa antimísseis. Não tem análogos no mundo e não terá por muito tempo.”
>> Siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO