Segurança Compartilhar
Avaliando os prejuízos

Rio Itajaí-Mirim, em Brusque, ficou 24 horas na pista sem retornar para a calha; cheia é a pior registrada no ano

A partir da meia noite deste sábado (18), o rio começou a descer e os prejuízos da cheia começaram a ser levantados

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: José Carlos Paulini/SECOM.
Foto: José Carlos Paulini/SECOM.

Na noite desta sexta-feira (17), o Rio Itajaí-Mirím em Brusque, alcançou seu pico, por volta das 21h, com 8,96 metros. A partir da meia noite deste sábado (18), o rio começou a descer e os prejuízos da cheia começaram a ser levantados. Segundo a prefeitura, desde as primeiras horas da manhã equipes de diversos órgãos municipais estiveram nas ruas para verificar os problemas e começar a trabalhar em suas resoluções.

O Secretário de Obras Ivan Bruns Filho fez uma avaliação sobre a situação. “Já estamos desde o dia 4 de outubro enfrentando as chuvas, essa é a décima subida do rio na Beira-Rio, sendo esta a pior delas. O rio ficou 24 horas na pista sem retornar para a calha. Agora pela manhã ele vem baixando de forma rápida e agora é que estão aparecendo algumas surpresas não muito boas”, disse o secretário.

Veja fotos da cidade após a cheia:

“Na altura do Plaza Rivel tivemos um metro de sedimentação que vamos ter que retirar e limpar. Na altura do Hotel 101 foi um trecho que também assoreou muito lodo, ali é um serviço ruim de fazer, mais demorado. Temos alguns desmoronamentos em frente ao Archer Stock, um braço da calçada, também na curva do bombeiro, na parte nova da Beira-Rio já desabou um pouco do enrocamento e encontramos algumas placas de concreto da calçada conforme a água foi baixando”, completou Ivan.

O secretário recomendou muita cautela da população, pois ele tem ciência de que as pessoas querem voltar a caminhar na Beira-Rio para se exercitar, mas ele pede para que isso seja evitado até que seja concluída toda a limpeza da área.

Nos próximos dias, será feita uma análise de como está a estrutura da Beira-Rio para garantir a segurança da população. Mas, neste sábado, ela permanece interditada.

Além disso, a Ponte Arthur Schlosser (Ponte do Terminal), no Centro, está em meia-pista por motivos de precaução. As análises sobre a estrutura do local serão feitas tão logo o nível da água esteja baixo o suficiente para que as equipes possam avaliar o seu estado geral.

Samae pede o uso racional de água

O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Brusque (SAMAE), comunica que devido a alta turbidez na ETA central está trabalhando com sua capacidade reduzida de tratamento de água.

Por este motivo, o Samae pede que a população evite desperdício de água como lavar carro e calçada e faça o uso cociente da mesma usando apenas para uso pessoal.

O Samae alerta que poderá haver desabastecimentos pontuais e temporários durante todo o dia de hoje.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.