Segurança Compartilhar
TRAGÉDIA

Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025

Tragédias tiveram causas distintas, como falha na aterrissagem, colisão com o solo e perda de controle do voo

• Atualizado

Isabéli Bender

Por Isabéli Bender

Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025. – Foto:  Montagem/Internet/Reprodução
Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025. – Foto: Montagem/Internet/Reprodução

O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou relatórios preliminares sobre três acidentes aéreos fatais ocorridos em janeiro de 2025. As tragédias em Ubatuba, São Paulo, Caieiras, também em São Paulo e Cruzília, Minas Gerais, tiveram causas distintas, como falha na aterrissagem, colisão com o solo e perda de controle do voo.

Ubatuba

No litoral norte de São Paulo, um avião ultrapassou o limite da pista e só parou no mar, segundo o Cenipa.

O piloto não resistiu aos ferimentos, enquanto quatro passageiros sobreviveram. O fenômeno, chamado de Runway Excursion (RE), ocorre quando a aeronave perde o controle na decolagem ou pouso

A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que aproximação desestabilizada e condições inadequadas da pista estão entre as possíveis causas.

Caieiras

Um helicóptero caiu na Região Metropolitana de São Paulo no dia 16 de janeiro, matando um casal e deixando dois sobreviventes – o piloto e a filha de 12 anos das vítimas.

O relatório do Cenipa indica um caso de Colisão com o Solo em Voo Controlado (CFIT), quando a aeronave atinge um obstáculo sem apresentar falhas mecânicas.

“Durante o voo, a aeronave colidiu contra um grupo de árvores e, posteriormente, contra o solo, em uma área de clareira”, aponta o documento.

Entre os fatores que contribuem para esse tipo de acidente estão perda de consciência situacional e excesso de confiança do piloto.

Cruzília

Em Minas Gerais, um helicóptero que pulverizava plantações caiu no dia 27 de janeiro, matando três pessoas: o piloto, o gerente da fazenda e uma auxiliar administrativa.

Segundo o Cenipa, houve uma Perda de Controle em Voo (LOC-I), condição que pode ocorrer por desorientação do piloto, falha mecânica ou até eventos meteorológicos adversos.

Entre as possibilidades investigadas está o estol, fenômeno em que a aeronave perde sustentação e entra em parafuso.

Outros acidentes seguem sob análise

Além desses três casos, o Cenipa ainda investiga um acidente com avião de pequeno porte em São Paulo e outro na Bahia, onde uma aeronave explodiu após a queda.

*As informações são do SBT News.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.