Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025
Tragédias tiveram causas distintas, como falha na aterrissagem, colisão com o solo e perda de controle do voo
• Atualizado
![Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025. – Foto: Montagem/Internet/Reprodução Relatórios revelam causas de três acidentes aéreos fatais em 2025. – Foto: Montagem/Internet/Reprodução](https://scc10.com.br/wp-content/uploads/2025/02/acidente-aereo-2.jpg)
O Centro de Investigações e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) divulgou relatórios preliminares sobre três acidentes aéreos fatais ocorridos em janeiro de 2025. As tragédias em Ubatuba, São Paulo, Caieiras, também em São Paulo e Cruzília, Minas Gerais, tiveram causas distintas, como falha na aterrissagem, colisão com o solo e perda de controle do voo.
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Ubatuba
No litoral norte de São Paulo, um avião ultrapassou o limite da pista e só parou no mar, segundo o Cenipa.
O piloto não resistiu aos ferimentos, enquanto quatro passageiros sobreviveram. O fenômeno, chamado de Runway Excursion (RE), ocorre quando a aeronave perde o controle na decolagem ou pouso
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) aponta que aproximação desestabilizada e condições inadequadas da pista estão entre as possíveis causas.
Caieiras
Um helicóptero caiu na Região Metropolitana de São Paulo no dia 16 de janeiro, matando um casal e deixando dois sobreviventes – o piloto e a filha de 12 anos das vítimas.
O relatório do Cenipa indica um caso de Colisão com o Solo em Voo Controlado (CFIT), quando a aeronave atinge um obstáculo sem apresentar falhas mecânicas.
“Durante o voo, a aeronave colidiu contra um grupo de árvores e, posteriormente, contra o solo, em uma área de clareira”, aponta o documento.
Entre os fatores que contribuem para esse tipo de acidente estão perda de consciência situacional e excesso de confiança do piloto.
Cruzília
Em Minas Gerais, um helicóptero que pulverizava plantações caiu no dia 27 de janeiro, matando três pessoas: o piloto, o gerente da fazenda e uma auxiliar administrativa.
Segundo o Cenipa, houve uma Perda de Controle em Voo (LOC-I), condição que pode ocorrer por desorientação do piloto, falha mecânica ou até eventos meteorológicos adversos.
Entre as possibilidades investigadas está o estol, fenômeno em que a aeronave perde sustentação e entra em parafuso.
Outros acidentes seguem sob análise
Além desses três casos, o Cenipa ainda investiga um acidente com avião de pequeno porte em São Paulo e outro na Bahia, onde uma aeronave explodiu após a queda.
*As informações são do SBT News.
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