Quem era o surfista que morreu em praia de Florianópolis
Surfista Vanderlei de Mello Afonso teve um trauma cervical ao cair da prancha e bater com a cabeça
• Atualizado
O surfista Vanderlei de Mello Afonso, de 45 anos, morreu enquanto surfava na praia do Novo Campeche, em Florianópolis, na manhã dessa segunda-feira (20). Segundo informações do relatório do Corpo de Bombeiros MIlitar, o médico a Unidade de Suporte Avançado (USA 01) constatou a ocorrência de trauma de cervical.
Amigos e familiares utilizaram as redes sociais para lamentar a partida do surfista, apelidado de Vandão.
“Até agora não tem como acreditar. Descanse em paz Vandão”, escreveu um amigo.
“Descanse em paz meu amigo. Vou guardar na lembrança nossas traquinagens de infância e a primeira prancha que fizemos com a bandeira Rastafári. Findou sua vida fazendo o que mais gostava, surfando. Vá em paz irmão”, lamentou outro.
Queda da prancha
De acordo com pessoas que estavam no local, Vanderlei estava surfando quando caiu da prancha e bateu com a cabeça em uma bancada de areia. Ele foi retirado da água por outros surfistas, que iniciaram as manobras de reanimação até a chegada dos guarda-vidas. Equipes do Corpo de Bombeiros e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) tentaram durante 40 minutos reanimar o homem.
“Ele pegou uma onda e na crista caiu, deve ter batido com a cabeça, pois voltou para a superfície já com o corpo virado para baixo. O filho nos pediu ajuda e tentamos tirá-lo de dentro da água. Fiz as manobras mas não sabia se ele ainda tinha pulso”, contou o surfista Bernardo Furtado de Mendonça, que ajudou no resgate.
Com a constatação do óbito pelo médico da USA 01, foi acionado o IGP.
Confira imagens do local no Sul da Ilha de Santa Catarina:
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO