Quatro pessoas morrem e mais de 50 estão desaparecidas após enchente na Índia
Especialistas explicam que Uttarakhand é uma região altamente vulnerável a inundações
• Atualizado
Quatro pessoas morreram e mais de 50 estão desaparecidas após a enchente que atingiu o vilarejo de Dharali, no estado de Uttarakhand, região norte do Himalaia, na Índia, nesta terça-feira (5). As informações são do SBT News.
Leia Mais
O exército indiano e as forças de resposta a desastres foram acionadas e enviadas à área para auxiliar no socorro. Nas imagens transmitidas por TVs locais, é possível ver a lama e a água descendo a montanha com força, destruindo casas e estradas, enquanto moradores corriam para tentar escapar.
De acordo com o administrador do distrito de Uttarkashi, Prashant Arya, algumas vítimas já foram salvas, mas muitas ainda estão sob os escombros.
“Um enorme deslizamento de terra atingiu o vilarejo de Dharali na área de Kheer Gad, perto de Harsil, provocando um fluxo repentino de detritos e água pelo assentamento”, informou o Comando Central do Exército Indiano, em publicação na rede social X (antigo Twitter).
O primeiro-ministro Narendra Modi lamentou a tragédia e garantiu que as autoridades estão mobilizadas para ajudar os atingidos.
Segundo informações do SBT News, Uttarakhand é uma região altamente vulnerável a inundações e deslizamentos, agravados por chuvas intensas e, segundo especialistas, pelas mudanças climáticas. Em 2021, as inundações no local deixaram pelo menos 200 pessoas mortas e devastaram dois projetos hidrelétricos.
Estudos apontam que o Himalaia indiano, que abriga cerca de 10 mil geleiras, sofre um processo acelerado de degelo devido ao aquecimento global, o que aumenta os riscos de desastres naturais na região.
*Com informações do SBT News
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO