Segurança Compartilhar
Risco de incêndio

Procon apreende fios de cobre fora do padrão em Blumenau

Para conseguirem preços ou margens melhores, empresas desrespeitam as normas da ABNT e a regulação de conformidade do Inmetro.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Divulgação/PROCON/SC
Foto: Divulgação/PROCON/SC

O PROCON/SC recebeu a denúncia de que a Gasparzinho Distribuidora de Materiais Elétricos, localizada no município de Blumenau, estaria comercializando fios fora do padrão. O órgão coletou então o material e enviou amostras para análise da Associação Brasileira pela Qualidade dos Fios e Cabos Elétricos – Qualifio, onde foram avaliados pelo técnico responsável Maurício Santana. O resultado foi que os fios analisados não estavam em conformidade com o padrão exigido.

Nesta quinta-feira (16), os fiscais do PROCON/SC, acompanhados do diretor Tiago Silva, e em parceria com a Polícia Civil e Procon municipal de Blumenau, foram até a empresa e apreenderam todo o produto. 

“Material desta natureza não só lesa financeiramente o consumidor como pode colocar em risco a sua vida, já que fios inadequados para a carga podem gerar até um incêndio”, alertou Tiago. A empresa terá dez dias para apresentar uma justificativa. Em caso de não manifestação, poderá sofrer as sanções administrativas cabíveis pelo órgão.

 A não conformidade de condutores elétricos de média e baixa tensões, comprados em lojas de material de construção, pode parecer um problema simples, mas tem despertado a preocupação de consumidores, que trouxeram reclamações ao PROCON. Para conseguirem preços ou margens melhores, empresas desrespeitam as normas da ABNT e a regulação de conformidade do Inmetro, fraude difícil de ser percebida, mas que geram risco de superaquecimento e incêndio para as construções que os utilizam.


>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.