Segurança Compartilhar
Tristeza

Polícia investiga morte de professor aposentado da UFSC em Florianópolis

Professor faleceu dois dias após ser encontrado desorientado em frente à sua casa

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: UFSC | Divulgação
Foto: UFSC | Divulgação

A Polícia Civil de Santa Catarina investiga a morte do professor aposentado Getúlio Dornelles Larratéa, aos 71 anos. O professor foi encontrado desorientado em frente à sua casa na Costa de Cima, na região sul de Florianópolis, no dia 31 de maio. Levado ao hospital, o professor faleceu dois dias depois, no dia 2 de junho, em decorrência de politraumatismo.

A Delegacia de Homicídios da Capital instaurou um Inquérito Policial para investigar a morte. De acordo com o delegado responsável pelo caso, Ênio de Oliveira Mattos, a Polícia trabalha com a possibilidade de que Larratéa tenha caído sozinho e se machucado ou em decorrência de lesão corporal.

UFSC lamenta morte de professor aposentado

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) comunicou, com pesar, o falecimento do professor aposentado. “Em luto, a comunidade universitária solidariza-se com a família, os alunos e os amigos do professor Getúlio Dornelles Larratéa”, diz a nota da UFSC.

O Sindicato dos Professores das Universidades Federais de Santa Catarina (Apufsc), ao qual o professor era filiado, emitiu nota informando que acompanhará as investigações policiais em andamento, pois uma das possibilidades é de que a morte tenha sido em decorrência de lesão corporal. O professor Getúlio era conhecido por sua militância ambiental – era um guardião do Sertão do Peri e denunciava ocupações ilegais naquela região.

Larratéa entrou na UFSC em 1982 e aposentou-se em 1995 como professor do Departamento de Nutrição. Teve importância fundamental na estruturação do Departamento e Curso de Nutrição e posteriormente do Programa de Pós-graduação em Nutrição (PPGN-UFSC). O PPGN fez uma publicação em rede social destacando que o professor Getúlio foi um dos líderes do movimento docente da década de 80 dentro da UFSC. “Ele foi um grande estudioso dos alimentos e da Ciência da Nutrição e um precursor de novas metodologias para o ensino da Nutrição. Foi um defensor do consumo consciente, sustentabilidade e agroecologia”, diz a publicação.

Ex-alunos e colegas de trabalho do professor Getúlio se manifestaram, destacando a alegria e o entusiasmo com que desempenhava suas atividades de docência e no laboratório de técnica dietética. Algumas dessas manifestações exortam as autoridades a empenhar-se no completo esclarecimento das circunstâncias que envolvem a morte dele.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.