Polícia Federal começa operação para combater garimpo ilegal no território Yanomami
A ação busca interromper a logística do crime na região, podendo destruir os maquinários e a infraestrutura necessária para a prática
• Atualizado
A Polícia Federal iniciou nesta sexta-feira (10) a Operação Libertação para combater o garimpo ilegal na Terra Indígena (TI) Yanomami, em Roraima. A ação busca interromper a logística do crime na região, podendo destruir os maquinários e a infraestrutura necessária para a prática.
O chefe da Diretoria de Meio Ambiente e Amazônia da PF, Humberto Freire, reforça a necessidade da retirada do garimpo ilegal da região para proteger a comunidade Yanomami e evitar a piora da crise humanitária.
“O foco das ações é na logística do crime e no registro da materialidade delitiva, não nas pessoas envolvidas, de modo a evitar que haja dificuldades na saída dos não índios da Terra Yanomami”.
A operação é uma força-tarefa realizada em conjunto pela PF, o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e o Ministério da Defesa.
Segundo a PF, a atuação permanece em Roraima até a saída de todos os garimpeiros ilegais e o restabelecimento da legalidade no território.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO