Polícia do DF vem a Florianópolis para conhecer tecnologia usada pela PM de Santa Catarina
Polícia Militar do Distrito Federal estuda adotar equipamentos semelhantes aos usados pelas forças de segurança de Santa Catarina
• Atualizado
A tecnologia está cada vez mais presente em diversos espaços da sociedade, inclusive, no meio da Segurança Pública. Nesta quarta-feira (30), representantes da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) estiveram em Florianópolis com a intenção de entender e conhecer ferramentas usadas pela Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) no trabalho diário.
Com 10.321 policias que compõem a corporação, a Polícia Militar do Distrito Federal estuda a adoção de equipamentos usados pelas forças de segurança de Santa Catarina, como as Body Cams (câmeras corporais). Essa ferramenta, oferecida pela DITEC Smart Solutions, é acoplada ao uniforme dos agentes de segurança e acionada remotamente pela central de comando. Todo o conteúdo, que pode ser gravado por mais de 10 horas, fica armazenado e pode ser usado após a ação dos agentes.
“A DITEC recebeu a comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal para apresentação da solução que foi implementada para toda a Polícia Militar de Santa Catarina e também para mostrar outras soluções da empresa para o segmento da Segurança Pública e Defesa, como soluções de radiocomunicação, videomonitoramento, geolocalização, reconhecimento facial e contagem de pessoas em eventos públicos. O objetivo foi mostrar para eles todas as soluções que são desenvolvidas pela DITEC aqui em Santa Catarina e que já estão em utilização por diversas forças de segurança estaduais e municipais nos Estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná e São Paulo”, explica Fernando Gomes de Oliveira, diretor-geral da DITEC.
Para o Coronel Antunes, da Polícia Militar do Distrito Federal, a tecnologia já está inserida no âmbito da Segurança Pública e a tendência é que os setores adotem cada vez mais equipamentos para otimizar as operações e o trabalho dos agentes que estão diariamente nas ruas.
“De maneira geral, as forças de segurança já compreenderam a necessidade de somar o trabalho do policial militar à tecnologia. Você acaba aumentando o mapeamento de problemas a serem solucionados e diminuindo o tempo de resposta e isso é fundamental”, afirma.
Inteligência artificial conta número de motocicletas em Chapecó; veja quantas
Além da otimização do trabalho e da integração de informações, o coronel Antunes ressaltou ainda que a possibilidade de adaptação das ferramentas é um fator que faz diferença para o trabalho da Polícia Militar.
“A oferta do produto que foi apresentada aqui é interessante porque se adequa à maneira que a gente precisa do equipamento; ele atende o cliente de forma personalizada. E essa personalização da tecnologia para a nossa realidade é muito importante.”, destacou.
De Florianópolis, a comitiva da Polícia Militar do Distrito Federal vai para São Paulo com o objetivo de buscar mais informações sobre a tecnologia usada na cidade. “Nós vamos para São Paulo para continuar a análise sobre as câmeras corporais e o objetivo do nosso comandante é justamente nos cercar de experiências e informações para que nós possamos dar passos assertivos na prestação de serviços de Segurança Pública para a população do Distrito Federal.”, explicou o coronel da PMDF.
Sobre a vinda do grupo a Florianópolis, o coronel Antunes classificou como uma oportunidade singular que pode auxiliar em projetos futuros para a área da Segurança Pública.
Foi realmente uma oportunidade singular a vinda a Santa Catarina. Nós entendemos que é uma das polícias melhores preparadas do Brasil e a gente tem que aderir a projetos de sucesso. A delegação sai daqui maravilhada com a oportunidade e já pensando nos projetos que serão futuros, objeto dessa nossa visita.
Body cams em Santa Catarina
Em agosto de 2019, 2.425 câmeras oferecidas pela DITEC foram adquiridas para o uso da Polícia Militar de Santa Catarina com a intenção de qualificar o conjunto de provas das práticas ilícitas, contribuindo para a efetividade da análise criminal; proteger os policiais militares nos casos de falsa acusação; aumentar a transparência e a fiscalização das ações policiais e do uso da força; além de conter a reação das pessoas em conflito com a lei, pela percepção de que estão sendo filmadas, e consequentemente, reduzir a necessidade de uso da força por parte dos policiais.
Segundo informações da PMSC, as câmeras foram implementadas nos batalhões de Florianópolis, São José, Palhoça, Santo Amaro da Imperatriz; Balneário Camboriú; Joinville; Jaraguá do Sul; Blumenau; Tubarão; Criciúma; Lages; Herval D’Oeste; São Miguel do Oeste e Chapecó.
Conheça a DITEC
Fundada em 1991, a DITEC Smart Solutions é uma empresa do Grupo SCC que tem na inovação tecnológica o seu principal diferencial competitivo. Ao longo de sua história, a empresa consolidou uma expertise com foco em comunicação crítica, sobretudo no mercado de radiocomunicação. Nos últimos anos, a DITEC ampliou seu leque de soluções e incrementou seu portfólio por meio de dispositivos e sistemas como: body cams, armazenamento em nuvem (cloud), tornozeleiras eletrônicas, sistemas de reconhecimento facial e de placas, inteligência artificial, entre outros.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO