Tecnologia e Inovação Compartilhar
Motociata

Inteligência artificial conta número de motocicletas em Chapecó; veja quantas

Durante a motociata, a DITEC Smart Solutions levou a tecnologia KAyla até a SC-480, das 9h30min às 11h, para fazer a contagem no trecho e mostrar como se trabalha com a confiabilidade estatística.

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Ditec / Divulgação.
Foto: Ditec / Divulgação.

Nesse sábado (26), o presidente Jair Bolsonaro participou de uma motociata em Chapecó, no Oeste catarinense. Segundo informações da Polícia Militar Rodoviária (PMRv), cerca de 50 mil pessoas participaram do evento. De acordo com os organizadores, foram 30 mil motociclistas. Uma tecnologia chamada KAyla utiliza da visão computacional e inteligência artificial para extrair dados de uma situação determinada. Durante o passeio dos motociclistas, a DITEC Smart Solutions levou essa tecnologia até a SC-480 (altura da Rod. Plínio Arlindo de Nes, 2180D), das 9h30min às 11h, para fazer a contagem e mostrar como se trabalha com a confiabilidade estatística. De acordo com os dados colhidos e analisados em vídeo, 6.177 motocicletas passaram no local durante a motociata com o presidente.

“O uso desses analíticos com base em inteligência artificial substitui o trabalho humano com mais exatidão. A visão computacional e a inteligência artificial, que foram utilizadas para analisar a motociata, permitem reconhecer e fazer a contagem de muitas pessoas ou objetos simultaneamente. A tecnologia que batizamos de KAyla, desenvolvida em parceria com a Roboyell em Santa Catarina, pode servir para contar os carros em uma via de trânsito, e definir se os semáforos, por exemplo, têm o timing correto; a quantidade de pessoas em uma manifestação, e orientar a segurança pública sobre o número de agentes necessários; o mesmo para comícios, torcidas, shows e tantas outras ocasiões”, explica Fernando Gomes de Oliveira, diretor-geral da DITEC.

A tecnologia chamada KAyla utiliza da visão computacional e inteligência artificial para extrair dados de uma situação determinada.
Vídeo: Ditec / Divulgação.

Cidade inteligente

Com a premissa de atuar mais na prevenção, e menos na reação, o foco da DITEC é implementar soluções para cidades inteligentes com o objetivo de oferecer maior qualidade de vida ao cidadão, principalmente mais segurança e melhor mobilidade, dois dos eixos temáticos das cidades inteligentes, que também incluem meio ambiente, governança, transparência, entre outros. A empresa já atua em diversas cidades do país e, aqui em Santa Catarina, há experiências em segurança pública, mobilidade urbana e educação.

“Quando falamos em segurança não olhamos apenas para a questão policial, mas incluímos a saúde e a educação, por exemplo. Nessa, a visão computacional e a inteligência artificial podem identificar uma situação de bulling em uma escola. As câmeras de vídeo podem captar uma aglomeração e sugerir uma situação de alerta. As situações anormais identificadas pelo sistema de inteligência artificial, como uma análise comportamental, possibilitam a tomada de decisão, a ação estratégica baseada em dados e estatísticas”, explica Fernando.

Inteligência artificial na pandemia

Gerar dados sanitários para auxiliar no controle da pandemia do novo coronavírus, esse era o propósito da prefeitura de Balneário Camboriú com a contratação da visão computacional e da inteligência artificial. Para isso, câmeras térmicas foram implementadas em pontos específicos do município. Na passarela da Barra, os dados coletados mostraram que 96,7% dos ciclistas que passavam no local não faziam o uso da máscara.

“Ter esse conhecimento específico e confiável colabora na tomada de decisão. No caso dos ciclistas, por exemplos, poderia ter sido pensado em um programa de conscientização para quem pedala, incentivando a utilização do acessório de proteção. Ainda sobre atuação em situações da pandemia, no colégio Ângulo, também em BC, as câmeras medem a temperatura corporal dos alunos e se eles estão de máscara. Com isso, foi possível otimizar o processo de chegada e aumentar a fluidez. Mas também é possível obter dados sobre a frequência dos alunos, por exemplo, uma segurança para os pais”, finaliza o diretor da DITEC.

Conheça a DITEC

Fundada em 1991, a DITEC Smart Solutions é uma empresa do Grupo SCC que tem na inovação tecnológica o seu principal diferencial competitivo. Ao longo de sua história, a empresa consolidou uma expertise com foco em comunicação crítica, sobretudo no mercado de radiocomunicação. Nos últimos anos, a DITEC ampliou seu leque de soluções e incrementou seu portfólio por meio de dispositivos e sistemas como: body cams, armazenamento em nuvem (cloud), tornozeleiras eletrônicas, sistemas de reconhecimento facial e de placas, inteligência artificial, entre outros.

>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!

>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTERINSTAGRAM E FACEBOOK

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.