Polícia deflagra grande operação contra criminosos responsáveis por ataques na Grande Florianópolis
A DRACO identificou os responsáveis pelos ataques a veículos ocorridos no dia 19 de outubro de 2024
• Atualizado

A Polícia Civil, por meio da DRACO/DEIC, deflagrou na manhã desta quinta-feira (20) a operação policial Tolerância Zero para cumprir 23 mandados de busca e apreensão e 10 mandados de prisão em desfavor de integrantes de organização criminosa envolvidos nos atos criminosos ocorridos em 19 de outubro de 2024, na região de Grande Florianópolis.
Polícia deflagra grande operação contra criminosos responsáveis por ataques na Grande Florianópolis
— Portal SCC10 (@portal_scc10) March 20, 2025
Vídeo: SCC SBT e Polícia Civil pic.twitter.com/KpWTTfK2Mt
Leia Mais
Na ocasião 10 integrantes da organização criminosa, fortemente armados, tentaram invadir, por mais de uma vez, uma comunidade localizada na região norte da ilha, porém não tiveram êxito. Os invasores se esconderam no mato, sendo então determinado pela cúpula da facção a prática de diversos atos violentos na região da Grande Florianópolis com o objetivo de diminuir a presença policial no norte da ilha.
Foi então que houve o fechamento momentâneo (pelos criminosos) de vias públicas com a queima de veículos e ataques a tiros contra as forças de segurança.
Após esses atentados, foi realizado um minucioso trabalho de investigação pela equipe da DRACO/DEIC, coordenada pelo Delegado de Policia Antonio Claudio Jóca, na qual foram identificados todos os integrantes do grupo invasor, além das lideranças da facção que atuaram direta ou indiretamente nos ataques.
Assim, nesta quinta (20) está sendo deflagrada a primeira fase da operação Tolerância Zero, com o cumprimento de 10 mandados de prisão e de 23 mandados de busca e apreensão em desfavor de 10 investigados.
O trabalho de investigação da DRACO/DEIC continua e somente será concluído com a identificação de todos os envolvidos nos ataques criminosos ocorridos em outubro de 2024.
A DRACO reforça o compromisso no combate às organizações criminosas que insistem em atuar no Estado de Santa Catarina.
Relembre o caso: Resposta de facção criminosa deixa Florianópolis caótica
Por: Clayton Ramos
Em 2024, uma operação da PM (Polícia Militar) no Norte da Ilha, em Florianópolis, durante a madrugada, prendeu seis pessoas ligadas ao tráfico de drogas. Além disso, um homem morreu no confronto com os policiais. O foco principal foi a região do Papaquara, no bairro Ingleses. E a resposta do criminosos não demorou muito para aparecer. Teve barricada com fogo em vários pontos da cidade, como nos Ingleses e Vargem Pequena.
Uma operação d Polícia Militar no Norte da Ilha, em Florianópolis, prendeu seis pessoas ligadas ao tráfico de drogas. Um homem morreu no confronto com os policiais.
— Portal SCC10 (@portal_scc10) October 19, 2024
A resposta do criminosos não demorou muito para aparecer. Teve barricada com fogo em vários pontos da cidade. pic.twitter.com/56M7fMJA2j
A Polícia Militar recebeu a informação de que uma facção queria tomar a região do Papacuara e expulsar os integrantes de outra facção. Quando a polícia tomou ciência, se deslocou até o local, e houve confronto. Uma pessoa acabou morrendo e outros seis integrantes das facções foram presos.
Por isso, surgiu uma onda de atentados para tentar a libertação dos aprisionados.
Bombeiros foram acionados
O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, inclusive, atendeu acionamentos em razão dos bloqueios em vias da Grande Florianópolis. Os temos pontos de atenção da equipe são no Norte da Ilha, região Central da Capital, São José e BR-101, próximo a Biguaçu.
Pontos da cidade que tiveram registro de fogo e/ou barricadas
Os Bombeiros realizaram atendimento em cerca de 16 pontos de barricadas em vias públicas, na maioria em Florianópolis e região.
“Foram realizadas ações de combate a incêndio em entulhos e limpeza de pistas, com vistas a liberação de trânsito. Alguns pontos foram desbloqueados, outros seguem com bloqueios”, disse a equipe.
- Havan Via Expressa Floripa
- Avenida Mauro Ramos
- Estr. Dom João Becker, 588
- Auto Center Pit Stop da Ilha
- Travessa Garuva
- ELETROBRAS CGT Eletrosul
- Incêndio com disparados de AF
- Rua Desembargador Vítor Lima
- Forquilhinhas
- Rua Tereza Lopes
- Ponto De Taxi Angeloni
- Aririú
- Brasil Atacadista
- SC-401
- Centro Educacional Municipal Araucária
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO