PM nas escolas: veja quais medidas de segurança serão implantadas em SC
Atendimentos psicológicos estarão à disposição dos alunos
• Atualizado
Após o atentado à CEI Cantinho Bom Pastor, em Blumenau, pais e alunos vivem momentos de tensão em relação à segurança no ambiente escolar. Nesta terça-feira (18), a secretária adjunta de educação de Santa Catarina, Patrícia Luerdes, esteve no SCC Meio-Dia explicando quais medidas de segurança serão implantadas nas escolas daqui para a frente, segundo as decisões do Governo do Estado.
Conforme Patrícia, rondas policiais já começaram a ser realizadas durante todo o período letivo e têm a participação da Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros. Além disso, o governo anunciou em coletiva que vigilantes armados serão contratados para garantir a segurança nos centros municipais de educação.
“Eu sempre digo que a educação é a única política pública que tem a criança e o adolescente no mínimo quatro horas por dia”.
Patrícia Luerdes, secretária adjunta de educação de Santa Catarina.
Já os profissionais da educação, receberão treinamentos para saber como agir em momentos de crise ou situações de insegurança no ambiente escolar.
Leia Mais
Segurança e atendimento psicológico nas escolas
De acordo com a secretária ajunta de educação, a Polícia Militar, através dos servidores aposentados, estará nas escolas. “É importante ressaltar que dentro das escolas o policial é visto como alguém que vai contribuir. A PM já tem vários programas que estimulam os estudantes a enxergar os profissionais como amigos e esse trabalho precisa ser fomentado cada vez mais dentro das unidades”, explica.
Em relação ao atendimento psicológico, a secretária afirma que ele é fundamental para os alunos e que o acompanhamento pode ser realizado, pois os psicólogos e assistentes sociais fazem parte da folha da educação.
Patrícia ainda ressalta que os canais institucionais devem servir como fonte de informação e que é preciso ter cuidado para não passar as fake news para frente.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO