PF realiza operação em SC contra fraudes em aposentadorias
A ação ocorre em Santa Catarina e em outros seis estados, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU)
• Atualizado
A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta quinta-feira (9), uma nova fase da Operação Sem Desconto, que investiga um esquema de fraudes em aposentadorias e pensões do INSS. A ação ocorre em Santa Catarina e em outros seis estados, com o apoio da Controladoria-Geral da União (CGU).
No estado, agentes da PF cumpriram mandados de busca e apreensão em diferentes cidades catarinenses. As ordens foram expedidas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e fazem parte do esforço para aprofundar as investigações sobre um grupo suspeito de aplicar descontos associativos ilegais em benefícios previdenciários.
Segundo a Polícia Federal, os investigados teriam inserido dados falsos em sistemas oficiais para viabilizar os descontos sem o consentimento dos aposentados e pensionistas. Além disso, há indícios de formação de organização criminosa e ocultação de patrimônio obtido com as fraudes.
A operação nacional cumpre 66 mandados de busca e apreensão em Santa Catarina, São Paulo, Sergipe, Amazonas, Rio Grande do Norte, Pernambuco, Bahia e no Distrito Federal.
Ainda conforme a PF, não haverá coletiva de imprensa sobre a ação.
A Operação Sem Desconto foi iniciada para combater irregularidades que impactam diretamente aposentados e pensionistas, muitos deles em situação de vulnerabilidade, que tiveram valores descontados indevidamente de seus benefícios.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO