PF encontra proposta para alterar resultado das eleições na casa de Anderson Torres
Documento estava no armário do ex-ministro
• Atualizado
A Polícia Federal encontrou na residência do ex-ministro da Justiça Anderson Torres uma proposta de decreto para o então presidente, Jair Bolsonaro, instaurar Estado de Defesa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). A medida poderia alterar o resultado das eleições que deram vitória ao presidente Lula.
O documento estava no armário do ex-ministro e foi encontrado durante busca e apreensão realizada pela PF na terça-feira (10). A PF vai apurar em que circunstâncias a minuta foi elaborada. As informações foram divulgadas pela Folha de São Paulo e confirmada pelo SBT.
Uma das principais narrativas bolsonaristas que levaram aos atos golpistas de domingo (8) é a contestação do resultado das urnas. Nesta semana, o próprio ex-presidente chegou a repostar uma mensagem dizendo que o povo não elegeu Lula, mas foi escolhido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) e pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois a mensagem foi apagada pelo facebook como fake news.
Demissão
Com o fim do Governo Bolsonaro, Anderson Torres voltou a ser secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, mas foi exonerado depois dos atos golpistas em Brasília.
O ministro do STF Alexandre de Moraes decretou a prisão de Torres, suspeito de ter sido conivente com os atos. O ex-ministro está nos Estados Unidos, nega envolvimento ou complacência com os atos e disse que vai retornar ao Brasil e se apresentar à Justiça. Ele está com voo confirmado para retornar nesta 6ª feira (13).
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO