Segurança Compartilhar
Operação Neutrum

PF combate tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro em SC

Policiais federais cumpriram 57 ordens judiciais nos estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina na Operação Neutrum

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Morgana Fernandes/SCC SBT
Foto: Morgana Fernandes/SCC SBT

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (13), a Operação Neutrum, de combate à organização criminosa responsável pelo tráfico internacional de drogas e lavagem de dinheiro. No total, cerca de 110 policiais federais foram mobilizados para o cumprimento de 22 mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 33 de busca e apreensão nas cidades de Rio Grande e Pelotas, no Rio Grande do Sul, e em Florianópolis, São José, Palhoça, Biguaçu e Imbituba, em Santa Catarina.

Também foram executadas ordens judiciais para sequestro de 12 imóveis e 30 veículos, muitos deles de luxo, e o bloqueio de 30 contas bancárias no valor de até 10 milhões de reais. A Operação Neutrum conta com o apoio da Polícia Militar de Santa Catarina, da Receita Federal e da Polícia Rodoviária Federal.
 
A investigação iniciou em junho de 2021, a partir da apreensão de 15 quilos de cocaína na cidade de Chuí. A droga tinha origem na região metropolitana de Florianópolis e como destino o Uruguai. O grupo atua no tráfico internacional de drogas, na produção de drogas sintéticas e na estrutura logística que possibilita o carregamento de entorpecentes como cocaína, crack, maconha, ecstasy e MD de Santa Catarina para outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro, além do Rio Grande do Sul e para o Uruguai.

Durante as investigações, foram apreendidos mais de 100 quilos de drogas sintéticas como MDMA e MDA. Somente em uma abordagem, foram apreendidos 52 quilos de MDA, uma das maiores já registradas.
 
Para a lavagem de dinheiro, a organização criminosa adota um conjunto de condutas evasivas mediante a manutenção de patrimônio em nome de interpostas pessoas e utilização de empresas de fachada, com a finalidade de ocultar os bens e valores obtidos com o tráfico de drogas.

>>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.