PF apreende possíveis pedras preciosas em Barra Velha
Caso a perícia confirme que se tratam de pedras preciosas, o proprietário dos rubis poderá responder por crime de usurpação mineral, cuja pena pode chegar a 5 anos de detenção.
• Atualizado
A Polícia Federal apreendeu nesta quinta-feira (4), 405 gramas de pedras brutas com características de rubi industrial, em Barra Velha. Como as pedras não possuíam qualquer documentação comprobatória de sua origem, foram apreendidas e encaminhadas para a perícia da Polícia Federal a fim de ser feita uma análise de autenticidade
A apreensão ocorreu a partir do cumprimento de um mandado de busca e apreensão expedido pela Justiça Federal no âmbito de investigação sobre possível crime de comércio ilegal de pedras preciosas. O inquérito policial que apura o caso foi instaurado no início de 2020, após denúncias de anúncios irregulares de venda de rubis em plataformas de comércio eletrônico, onde as pedras eram comercializadas sem nota fiscal e sem documentos que comprovassem sua regular extração.
Caso a perícia confirme que se tratam de pedras preciosas, o proprietário dos rubis poderá responder por crime de usurpação mineral (art. 2º da Lei nº 8.176/91), que consiste na exploração de matéria-prima da União sem autorização legal, cuja pena pode chegar a 5 anos de detenção.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO