Segurança Compartilhar
SEM PERMISSÃO

Pássaros mantidos ilegalmente são apreendidos após denúncia em Guaramirim

Os animais não possuíam a "devida permissão ambiental"

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: reprodução | PMA
Foto: reprodução | PMA

Cerca de 12 pássaros foram apreendidos nesta terça-feira (28), em Guaramirim, após uma denúncia. Eles eram mantidos de forma irregular no Bairro Nova Esperança.

De acordo com a Polícia Militar Ambiental (PMA), eles não possuíam a “devida permissão ambiental”. O responsável pelo local relatou que possuía sete curiós, três trinca-ferros e dois canários-da-terra para lazer, sem licença ou autorização.

Pássaros mantidos ilegalmente são apreendidos em SC

Ainda segundo a PMA, a posse irregular de animais silvestres, mesmo sem a constatação de maus-tratos, caracteriza-se infração ambiental.

Além disso, sete dos animais resgatados – os curiós (Sporophila angolensis) – estão na lista de espécies ameaçadas de extinção, conforme a Resolução do CONSEMA nº 02/2011.

Dessa forma, o responsável deverá responder por crimes ambientais, na esfera criminal e administrativa. Os pássaros apreendidos foram encaminhados para avaliação em unidade veterinária especializada.

Leia também:

Tutora é detida após resgate de animais em condições precárias no Norte de SC

Foto: divulgação | Prefeitura de Araquari
Foto: divulgação | Prefeitura de Araquari

Cães, galos, porcos e coelhos foram encontrados em condições precárias em uma residência localizada no bairro São Cristóvão, em Barra Velha, no Norte de Santa Catarina. A tutora dos animais foi detida em flagrante, na tarde da segunda-feira (27), e responderá pelo crime de maus-tratos.

A fiscalização foi realizada pela Fundação Municipal de Meio Ambiente (Fundema), com apoio da Polícia Militar (PMSC) e do Grupo de Operações de Resgate (GOR).

Cerca de quatro cães foram encontrados acorrentados e “desprovidos de condições mínimas de higiene”, segundo a Prefeitura de Araquari. Além disso, um dos animais estava debilitado e sujo de óleo queimado.

Ainda durante a fiscalização, outros animais foram encontrados em locais inadequados. Dessa forma, eles foram recolhidos e a tutora encaminhada para a delegacia.

“A Fundema alerta que maus tratos é crime e que os tutores são responsáveis por fornecer condições que assegurem o bem estar dos animais. Por isso, antes de adotar um bichinho, avalie se você terá tempo, espaço e condições financeiras para mantê-lo”, diz o relatório.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.