Segurança Compartilhar
Midas dos Ganchos

Operação investiga esquema de corrupção na construção civil de Governador Celso Ramos

Ação ocorre também nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e São José

• Atualizado

Redação

Por Redação

Foto: Polícia Civil de SC/Divulgação
Foto: Polícia Civil de SC/Divulgação

Na manhã desta segunda-feira (6), a Polícia Civil de Santa Catarina deflagrou a operação “Midas dos Ganchos” para investigar um grupo criminoso suspeito de atuar em Governador Celso Ramos num esquema para acelerar projetos e aprovar leis com a finalidade de favorecer empresários do ramo da construção civil da cidade.

A ação ocorre por meio da Delegacia de Combate à Corrupção da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (DEIC) e do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO). Operação acontece também nas cidades de Balneário Camboriú, Florianópolis, São Pedro de Alcântara e São José.

O inquérito policial, instaurado pela DEIC, tem o objetivo de investigar um grupo criminoso suspeito de atuar em Governador Celso Ramos e que, entre os anos de 2013 a 2020, teria estruturado um esquema para acelerar projetos e aprovar leis com a finalidade de favorecer empresários do ramo da construção civil. 

A investigação apontou dois núcleos principais do grupo, sendo um político, formado por integrantes do executivo municipal, e um empresarial, formado por grandes construtores da cidade. O núcleo político enriqueceu ilicitamente conforme o grupo empresarial foi sendo beneficiado ao longo dos anos com o desenvolvimento imobiliário no município.

Além disso, a operação aponta ainda que o esquema criminoso não se limitou às relações do núcleo político com as construtoras da cidade de Governador Celso Ramos, mas também com pessoas jurídicas que prestam ou prestaram os mais variados serviços ao município.

A investigação apura crimes de organização criminosa, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e fraude em licitação. No total, foram expedidos pelo Poder Judiciário 13 mandados de busca e apreensão. Aproximadamente 65 policiais estão participando da operação. 

Policiais civis das delegacias da DEIC, da Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção, da 1ª DECOR da Capital e da Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais prestaram apoio aos trabalhos policiais.

A prefeitura de Governador Celso Ramos se manifestou sobre o caso, veja:

A Prefeitura Municipal de Governador Celso Ramos, diante dos eventos ocorridos na manhã desta segunda-feira, dia 06 de fevereiro de 2023, no Município, informa que tomou ciência, exclusivamente por meio da imprensa catarinense, da operação deflagrada pelo GAECO e DEIC, para investigar crimes supostamente cometidos durante a gestão municipal anterior – 2013/2020.

Logo, considerando as informações veiculadas na imprensa, observa-se que a investigação não abrange quaisquer atos da atual gestão municipal – 2021/2024.

Além disso, a Prefeitura, representada pela atual gestão, ressalta seu compromisso com a lisura dos atos públicos e seu trabalho pautado no respeito à lei e à Constituição Federal da República, de modo que espera que quaisquer atos ilícitos eventualmente existentes sejam devidamente apurados e punidos na forma da lei.

Informa-se, por fim, que a Prefeitura permanece à disposição das autoridades.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.