Operação contra transporte irregular de pessoas é realizada no aeroporto da Capital
O objetivo foi combater o transporte clandestino de passageiros e delitos relacionados, como exercício irregular da profissão, estelionato e extorsão.
• Atualizado
A Polícia Civil de Santa Catarina, por meio da Delegacia de Proteção ao Turista (DPTUR), deflagrou uma operação conjunta com o Procon e a Guarda Municipal de Florianópolis nesta terça-feira (13), nas dependências e imediações do Aeroporto Internacional Hercílio Luz, na Capital. O objetivo foi combater o transporte clandestino de passageiros e delitos relacionados, como exercício irregular da profissão, estelionato e extorsão.
Durante a ação, foram fiscalizados motoristas de corridas por aplicativos e demais usuários do Terminal Aeroportuário, verificando a regularidade do serviço prestado e a segurança dos turistas que desembarcam na Capital.
Na ocasião, o Procon ficou responsável por orientar pessoas que buscavam transporte e motoristas quanto à necessidade de utilizar sempre aplicativos regulamentados para o transporte individual de passageiros. Além disso, foi informado também aos usuários sobre os direitos do consumidor relacionados ao transporte por aplicativo, entre eles, o de ser informado sobre o valor acordado pela corrida.
- Adolescente é atacado a tiros por ex-namorada em colégio de Teresina
- Blumenau dá início às festividades de Natal com desfile e novidades
A Guarda Municipal exerceu as atividades de fiscalização veicular, verificando a regularidade do transporte realizado pelos motoristas. Os condutores foram orientados em relação às normas de trânsito, sobretudo quanto à impossibilidade de utilização de “letreiros” luminosos no painel do veículo, de acordo com as regras do Código de Trânsito Brasileiro e do Contran.
A Polícia Civil deixa uma dica aos passageiros: “Utilizem aplicativos regularizados de corridas compartilhadas e recusem abordagens de pessoas oferecendo serviços sem a utilização de aplicativos ou que se identifiquem como ‘táxis exclusivos'”. Além disso, é aconselhado evitar também corridas com a utilização de aplicativos que funcionem apenas no celular do motorista, sem fornecer informações ao passageiro.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO