Número de mortos em operação do Jacarezinho vai para 29
Ação foi a mais letal da história do Rio
• Atualizado
O número de mortes na operação policial na comunidade do Jacarezinho, no Rio de Janeiro, aumentou mais uma vez. Neste sábado (8), a Polícia Civil do estado divulgou um novo óbito após o confronto. O total de mortes subiu para 29.
Segundo a polícia, 28 mortes foram de criminosos. A identidade deles, no entanto, ainda não foi divulgada. O inspetor de polícia André Leonardo Frias também morreu após ser baleado. A ação ocorreu na última quinta-feira (6), na Zona Norte da capital carioca, e tornou-se a operação policial com mais mortes na história do Rio de Janeiro.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
Organizações questionaram o número de mortes e o que motivou a ação policial em meio à pandemia. O Supremo Tribunal Federal (STF) havia proibido operações do tipo no Rio de Janeiro por conta da Covid-19. Elas poderiam acontecer a menos que fossem de extrema necessidade.
O tema deverá ir ao plenário do STF na próxima semana. O ministro da Corte Edson Fachin, também contactou a Procuradoria-Geral da União e a Justiça do Rio para investigação. O magistrado citou possível “execução arbitrária” na operação policial.
O governador do Rio, Cláudio Castro (PSC), defendeu a ação e disse que ela ocorreu de forma planejada. A Polícia Civil do estado também afirma que não houve excessos. Mas organizações e especialistas rebatem.
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO