Municípios de SC anunciam reforço na segurança de escolas após atentado em creche de Blumenau
Na tragédia quatro crianças foram mortas e cinco ficaram feridas
• Atualizado
Medidas de segurança em creches e escolas de Santa Catarina estão sendo reforçadas após o ataque a unidade particular Cantinho Bom Pastor, no bairro Velha, em Blumenau, na manhã desta quarta-feira (05). Na tragédia, quatro crianças entre 5 e 7 anos foram mortas e outras cinco ficaram feridas.
Bombinhas
O prefeito de Bombinhas, Paulinho Muller, publicou um vídeo nas redes sociais informando que a cidade está tomando providências para garantir a segurança dos alunos. Segundo ele, câmeras já foram instaladas em todas as escolas e seguranças serão contratados para estarem na porta das instituições.
“Estamos realizando processos seletivos e vamos colocar seguranças em todas as escolas para que os pais fiquem tranquilos na hora de deixar seus filhos nas unidades”.
Paulinho, prefeito de Bombinhas.
Florianópolis
Na Capital, o guarda municipal Ricardo Pastrana, informou que as forças de segurança estão realizando rondas nas ruas e que as escolas recebem policiamento preventivo na tarde desta quarta (05).
São José
Além do reforço das guarnições da Guarda Municipal e viaturas nas ruas, a Central de Vídeomonitoramento de São José está priorizando as áreas escolares para identificar qualquer manifestação suspeita. O Executivo, por meio da Secretaria Municipal de Educação, também está elaborando edital para licitar a contratação de vigilantes diurnos para todas as unidades escolares, como também uma portaria com diretrizes limitando o acesso nas escolas.
Joinville e região
Em Joinville e região, rondas escolares foram intensificadas. Segundo a prefeitura, nesta quarta (05) foi lançado um protocolo de atendimento às violências e saúde mental. O documento detalha os procedimentos que a unidade escolar deve realizar quando se deparar com denúncia ou situação de violência (como verbal, psicológica, física ou sexual).
“Também estamos elaborando um plano de segurança e contingência voltado para situações de possíveis riscos e ameaças às nossas escolas. Assim, todas as partes envolvidas na comunidade escolar terão mais ciência do seu papel e mais informações sobre como agir”, acrescenta Calegari.
Lages
O 6º Batalhão da Polícia Militar em Lages está monitorando a situação de segurança em todas as unidades municipais de ensino. De acordo com a prefeitura, além da PM, o sistema possui mecanismos de vigilância e a ronda da Secretaria de Segurança do Município e os sistemas eletrônicos de segurança e vigilância, além da ronda da Secretaria de Segurança do Município.
Coletiva de imprensa em Blumenau detalha ataque
Nesta quarta-feira (05), o governo do Estado realiza uma coletiva conjunta com a Polícia Civil, Polícia Militar e Polícia Científica a fim de informar sobre as ações acerca do ataque à creche em Blumenau e quais providências serão tomadas em relação à segurança das escolas. A coletiva é transmitida ao vivo nesta tarde, assista AQUI.
O Portal SCC10 não irá identificar ou divulgar imagens do suspeito, uma vez que estudos e extensa literatura indicam que exposição do agressor e de imagens do ocorrido são um estímulo para novos ataques.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO