Foragida do RS é presa por tráfico de drogas no Oeste de Santa Catarina
Ela tinha um mandado de prisão ativo expedido pelo Poder Judiciário do Rio Grande do Sul
• Atualizado
Na terça-feira (30), uma mulher de 33 anos foi presa por uma sequência de crimes envolvendo tráfico de drogas e associação ao tráfico no município de Xaxim. Ela tinha um mandado de prisão ativo expedido no Rio Grande do Sul.
De acordo com a Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC), o Poder Judiciário do Rio Grande do Sul condenou a mulher por tráfico de drogas, associação ao tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo de uso permitido.
O mandado de prisão foi expedido e as equipes policiais do estado catarinense tomaram conhecimento da medida. A Polícia Civil passou a investigar o paradeiro da condenada, conseguindo localizá-la no município de Xaxim, no Oeste de Santa Catarina.
Os policiais foram até a cidade e conseguiram encontrá-la, cumprindo o mandado ativo e prendendo-a em solo catarinense. A prisão ocorreu no bairro Industrial e após ela foi conduzida ao Sistema Prisional de Xanxerê, onde cumprirá sua pena.
Crime de tráfico de drogas
O tráfico de drogas é um crime previsto no Artigo 33 da Lei 11.343/2006, também conhecida como Lei de Drogas. Essa lei define diversos tipos de condutas que caracterizam o tráfico, como:
- Vender, comprar, produzir, armazenar, transportar, importar, exportar, oferecer ou entregar drogas, mesmo que gratuitamente.
- Transportar drogas sem autorização legal.
- Plantar ou cultivar drogas sem autorização legal.
- Associar-se para o tráfico de drogas.
- Usar ou portar drogas para o tráfico.
A pena para o crime de tráfico de drogas varia de 5 a 15 anos de reclusão e pagamento de multa, podendo ser aumentada em casos específicos, como quando o crime é cometido por um menor de idade ou por um servidor público.
É importante ressaltar que a lei diferencia o crime de tráfico de drogas do crime de porte de drogas para consumo. O porte para consumo é previsto no Artigo 28 da Lei 11.343/2006 e é punido com detenção de 6 meses a 1 ano e pagamento de multa.
Estagiária com supervisão de Mariana Pedrozo
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO