Segurança Compartilhar
COBRANÇA

MPSC cobra medidas de monitoramento de capivaras em Joinville

Após debater soluções com os órgãos ambientais Ibama, Sama e IMA, o Ministério Público cobra resposta de Joinville

• Atualizado

Sarah Falcão

Por Sarah Falcão

Foto: reprodução
Foto: reprodução

Joinville está recebendo cobranças do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) sobre ações de monitoramento e proteção de capivaras em circulação na cidade. O MPSC concedeu um prazo de 20 dias úteis para a apresentação das informações, iniciado na última sexta-feira (16).

O procedimento iniciou em junho, quando o MPSC fez pedidos de informação à Secretaria de Meio Ambiente (Sama), ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

Responsabilidade do Ibama

Segundo a Promotoria de Justiça, o o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) é responsável por autorizar ou aprovar o manejo dos animais silvestres.

No entanto, os projetos devem ser elaborados pelo órgão municipal ou por pessoas jurídicas ou físicas interessadas no monitoramento e manejo das capivaras.  

O manejo deve ser feito com as orientações corretas, não sendo permitida, por exemplo, a esterilização da espécie. O Ibama também afirma que apenas a retirada de parte do grupo das capivaras é ineficiente ao controle populacional, devido ao alto ciclo reprodutivo da espécie e às condições ambientais favoráveis ao desenvolvimento de novos filhotes.

Necessidade de novos projetos

Além disso, outros projetos devem ser feitos para verificar maneiras de manejo adequadas desses animais e de resguardar-lhes a proteção.

“Assim, havendo circulação destes animais em vias públicas de grande movimentação, é pertinente que o Município de Joinville adote medidas para resguardar a proteção e o bem-estar dos animais, bem como para evitar acidente”, destaca a Promotora de Justiça Simone Cristina Schultz.

Leia também:

Capivaras são flagradas ‘passeando’ em ponte de Joinville; assista

Sete capivaras foram flagradas enquanto ‘passeavam’ pela ponte Albertinho Bornschein, em Joinville, no Norte catarinense. O vídeo foi registrado por um motociclista que passava pelo local, na noite da segunda-feira (5).

O momento, que se espalhou pela internet, mostra os animais cruzando a ponte de forma tranquila, enquanto o motociclista acompanha a cena com surpresa.

O que fazer quando encontrar uma capivara?

A Prefeitura de Joinville orienta os passos principais nestes casos. Confira:

  • Jamais tente pegar o animal, pois o mesmo pode morder caso se sinta ameaçado;
  • Não acione o farol alto ou buzine; ele pode se assustar, ficar desorientado e agir de forma inesperada;
  • Se você encontrar o animal machucado ou uma mãe morta com os filhotes vivos, entre em contato com os órgãos competentes.

*Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.