Cotidiano Compartilhar
Verão

Mortes por afogamento acendem alerta sobre os cuidados no mar em SC

O atendimento nas cinco praias do Extremo Sul segue, pelo menos, até abril

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina / Divulgação
Imagem Ilustrativa. Foto: Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina / Divulgação

A temperatura alta e sol, aliados com a virada de ano, atraíram milhares de pessoas para os balneários da Região Sul e Extremo Sul catarinense. Foram mais de 125 mil prevenções realizadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, desde o início da temporada. Duas mortes por afogamentos foram registradas, o que acende o alerta para que as pessoas procurem locais com o serviço de guarda-vidas.

>> Jovem de 16 anos que morreu afogado em praia de SC é identificado

Nos mais de 80 quilômetros de responsabilidade do 4º BBM, entre o Balneário Rincão e Passo de Torres, são 82 postos ativados com guarda-vidas militares e civis, resultando em um trabalho de mais de 200 pessoas.

“Nós estamos preparados para a temporada com todos os nossos guarda-vidas treinados e orientados para que foquem na prevenção, chamem a atenção dos banhistas, evitando um acidente maior”, explica o subcomandante, major BM Renan Silvério da Rosa Fernandes.

Cuidados no mar

A orientação é que o banhista, ao chegar na praia, observe as condições do mar através da bandeira exposta no posto de guarda-vidas. Além disso, se ainda houver dúvida, o guarda-vidas irá indicar o local mais adequado para o banho de mar.

Segundo o subcomandante, major Fernandes, existem outras prevenções que podem evitar um acidente maior. “Sempre importante que o banhista fique próximo ao local guarnecido. Respeite a orientação do guarda-vidas e, mesmo que saiba nadar, respeite o ambiente aquático, ficando com a água na altura do umbigo. Outro ponto muito importante é não adentrar ao meio aquático depois de realizar a ingestão de bebidas alcoólicas, pois muitos afogamentos ocorrem desta forma.”, afirma.

Os afogamentos registrados na área do 4º BBM, serão investigados. Conforme os bombeiros, o atendimento de prevenção e salvamento nas cinco praias do Extremo Sul segue, pelo menos, até abril, dependendo das condições climáticas.

Leia também

>> Jovem morre afogado enquanto tomava banho de mar com amigos

>> Homem de 32 anos morre afogado em praia de SC

>> Lageano morre afogado em praia de Palhoça

>> Homem sai para pescar com a esposa e morre afogado em Porto Belo

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.