Ministros sobrevoam áreas atingidas por fortes chuvas do sul da Bahia
Medidas foram anunciadas pelo governo para prestar ajuda às cidades devastadas pelas tempestades
• Atualizado
Os ministros João Roma (Cidadania), Rogério Marinho (Desenvolvimento Regional), Marcelo Queiroga (Saúde) e Damares Alves (Mulher, da Família e dos Direitos Humanos) sobrevoaram nesta terça-feira (28) as áreas do sul da Bahia, afetadas pelas fortes chuvas.
Após o sobrevoo, os ministros anunciaram algumas medidas do governo federal para auxiliar os municípios atingidos. Cerca de 100 cidades estão em estado de emergência e 31 mil pessoas ficaram desabrigadas, segundo a Defesa Civil da Bahia. As tempestades já vitimaram 20 pessoas e mais de 350 feridas.
Durante a declaração, Rogério Marinho disse que o presidente Jair Bolsonaro (PL-RJ) está solidário com o estado e que tem acompanhado e orientado todo o processo de ajuda aos desabrigados. O chefe do Executivo tem sido criticado nas redes sociais por estar em Santa Catarina e ainda não ter ido visitar a região.
Foram disponibilizados pelo governo cerca de R$ 19 milhões para ações iniciais de assistência às cidades atingidas pelas chuvas. Além disso, uma Medida Provisória foi assinada para abrir crédito extraordinário de R$ 200 mi para o Ministério da Infraestrutura para recuperar rodovias.
De acordo com o governador da Bahia, Rui Costa (PT), esse é o maior desastre natural da história da Bahia em extensão territorial e no número de cidades atingidas. Mais de 50 mil pessoas precisaram deixar as casas devido ao risco de desabamento ou alagamento.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO