Segurança Compartilhar
"CRIMES GRAVÍSSIMOS"

Médico é condenado a mais de 10 anos de prisão por tentativa de homicídio em SC

Cirurgião plástico já havia cumprido 35 anos de pena por crimes graves e usava falsa identidade para esconder o passado

• Atualizado

Olga Helena de Paula

Por Olga Helena de Paula

Foto: Canva.
Foto: Canva.

Hosmany Ramos, um cirurgião plástico de 79 anos que ganhou notoriedade nas décadas de 1970 e 1980, foi condenado a 10 anos, 5 meses e 10 dias de prisão por tentativa de homicídio qualificado e falsa identidade. O julgamento, realizado pelo Tribunal do Júri de Itajaí nesta quarta-feira (11), durou 13 horas e confirmou as acusações do Ministério Público de Santa Catarina (MPSC).

O crime aconteceu em 1º de maio deste ano, quando Ramos pediu à vítima que o levasse para visitar um terreno entre os bairros Cabeçudas e Praia Brava, em Itajaí. Durante o trajeto, ele pediu para parar o carro e, ao retornar ao veículo, disparou contra a vítima, atingindo-a no rosto. Mesmo ferido, o homem conseguiu desarmá-lo com a ajuda de uma pessoa que passava pelo local. Ramos foi preso em flagrante, e a vítima foi socorrida a tempo, evitando uma tragédia maior.

Reincidência e falsa identidade

O médico já havia cumprido 35 anos de prisão por crimes como assalto, sequestro e homicídio, totalizando uma pena de 46 anos. Em Itajaí, ele usava um sobrenome famoso na área médica para tentar ocultar seu histórico criminoso e ganhar credibilidade.

A condenação foi baseada na tese de premeditação apresentada pelos Promotores de Justiça Laura Emelliane Noronha Pin e José da Silva Junior, do Grupo de Atuação Especial do Tribunal do Júri (GEJURI). “Ele ignorou o juramento médico de salvar vidas e trilhou um caminho de crimes gravíssimos, culminando nessa tentativa de assassinato”, destacou o Promotor José da Silva Junior.

O julgamento

Segundo o MPSC, a sentença levou em conta a reincidência do réu e a gravidade dos fatos, especialmente o uso de dissimulação, que impossibilitou a defesa da vítima. A Juíza da 1ª Vara da Comarca de Itajaí determinou que Hosmany Ramos cumprirá a pena em regime fechado, sem possibilidade de recorrer em liberdade.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSkyInstagramThreadsTwitter e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.