Mais da metade das cidades catarinenses não registraram nenhum homicídio em 2021
O número de homicídio em Santa Catarina deste primeiro semestre é o menor já registrado em 13 anos
• Atualizado
Dados divulgados pela Diretoria de Informação e Inteligência da Secretaria de Segurança Pública de Santa Catarina mostram como foi o primeiro semestre de 2021 em comparação com toda a série histórica. Para o crime de homicídio, desde que o sistema foi implantado, nunca Santa Catarina alcançou uma queda tão expressiva.
Nos primeiros seis meses do ano, mais da metade das cidades catarinenses (62%) não tiveram nenhum registro de homicídio, isso significa que em 189 municípios não houve um crime sequer deste tipo.
Além disso, segundo a última pesquisa divulgada pelo Atlas da Violência do IPEA, Santa Catarina tem hoje a segunda melhor taxa de homicídios do país nos três grupos pesquisados, sendo eles: gerais, jovens e mulheres.
Operações, prisões e investimentos na área contribuem para a queda
Diversos fatores contribuem para a diminuição deste tipo de crime em Santa Catarina, que passou a registar queda a partir de 2018 e desde então só tem diminuído. Uma das primeiras mudanças na área da segurança pública que pode explicar este cenário é a criação, em 2019, do Colegiado Superior de Segurança Pública e Perícia Oficial, que repassou às instituições de segurança total autonomia gerencial e financeira, dando mais agilidade para obtenção de recursos e equipamentos, e também, no fluxo de trabalho de cada uma.
As forças policiais receberam recursos e reforços de pessoal. O último, e maior já realizado na história de SC, foi R$ 343 milhões destinados à melhoria de viaturas, armamentos e sistemas de tecnologia.
Somente nos últimos dois anos, a segurança também teve o efetivo reforçado com mais 1000 soldados e 70 oficiais para a Polícia Militar, 299 Policiais Civis, 94 novos peritos, além de 292 soldados para o Corpo de Bombeiros Militar de SC.
Nas ruas, o trabalho é intensificado no combate à criminalidade. A Polícia Civil realizou 687 operações policiais neste primeiro semestre do ano, sendo 32% para combate ao tráfico de drogas, 15% roubo e furto e 11% para homicídio doloso.
A Polícia Militar tem trabalhado 24 horas operacionalmente e através dos seus sistemas de inteligência, identificando e apreendendo grandes quantidades de drogas diariamente, tanto pela Operação Narcos tanto quanto pela Operação Barriga Verde. O objetivo é tirar Santa Catarina da rota do tráfego, diminuindo assim as mortes decorrentes da guerra entre facções e dos delitos provenientes do consumo e do comércio de drogas.
>> Para receber as informações mais importantes do dia pelo WhatsApp, gratuitamente, basta clicar AQUI!
>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO