Justiça determina retirada da ocupação Carlos Marighella em Palhoça
Decisão judicial foi publicada na noite desta sexta-feira (13)
• Atualizado
A Vara Regional de Recuperações Judiciais, Falências e Concordatas da Comarca da Capital, deferiu o pedido de tutela de urgência, na noite desta sexta-feira (13), que permite a desocupação forçada de um prédio abandonado no bairro Guarda do Cubatão, em Palhoça. As famílias que residem no local intitulam o movimento como ocupação Carlos Marighella. O SCC10 mostrou imagens que retratam as condições insalubres da estrutura.
O juiz Luiz Henrique Bonatelli determina na decisão que o líder da ocupação e as famílias “desocupem de forma pacífica o imóvel e não promovam quaisquer atos de hostilidade, violência, depredação ou que causem danos”.
A decisão também estabelece que a operação de desocupação seja executada pela Prefeitura de Palhoça, por meio da Defesa Civil, Assistência Social, Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária e Conselho Tutelar, com o auxílio e Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. O juiz pede que a ação no local seja feita com cautela, mas utilizando a “firmeza necessária […] com o uso moderado e adequado da força”.
Conforme o Procurador Geral de Palhoça, Luciano Dalla Pozza, o momento que a desocupação será executada será definido pela Prefeitura de Palhoça e pelas forças de segurança.
O prédio ocupado pelas famílias foi abandonado uma construtura que declarou falência. A decisão judicial também faz com que a massa falida “providencie todos os atos necessários e efetivos para preservar o imóvel objeto da ação e impedir o acesso de terceiros no local”.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
PM e ocupação Carlos Marighella passam por conflito na madrugada da última quarta-feira
por Giovanna Pacheco
A Ocupação Carlos Marighella, realizada em um prédio abandonado no bairro Guarda do Cubatão, em Palhoça, teve conflito com os moradores da região e a Polícia Militar, na noite da terça-feira (10) e na madrugada da quarta-feira (11). O conflito iniciou entre a organização e os moradores e continuou com a chegada da guarnição da PM para apartar.
Vídeo do conflito entre ocupação Carlos Marighella e PM
Confira a reportagem:
Leia também
>> Ocupação Carlos Marighella: fotos mostram interior do prédio abandonado
>> PM e ocupação Carlos Marighella passam por conflito na madrugada desta quarta
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO