Julgamento de Fátima de Tubarão inicia com voto de Moraes por condenação
A idosa, de 67 anos, é acusada de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023.
• Atualizado
Nesta sexta-feira (2), o Supremo Tribunal Federal iniciou o julgamento da ação penal contra Maria de Fátima Mendonça Jacinto Souza, conhecida como Fátima de Tubarão. O relator do caso, ministro Alexandre de Moraes, votou por condenação a 17 anos e pagamento de multa coletiva de R$ 30 milhões.
Fatíma é acusada de envolvimento nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando as sedes dos Três Poderes foram depredadas e invadidas. Ela foi presa pela Polícia Federal em janeiro do mesmo ano, em uma das fases da operação Lesa Pátria, que investiga suspeitos de participação nos atos golpistas de 8/1.
Imagens mostrando a ré nos atos antidemocráticos viralizaram nas redes sociais. Fátima é vista falando coisas como “guerra”, “quebrando tudo” e “pegar o Xandão”, em referência a Moraes. Em conversa com outras pessoas, também disse ter defecado em banheiro do STF.
Prisão de Fátima:
Fátima de Tubarão foi acusada pela PGR em agosto de 2024 pelos crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa armada, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
No início de julho de 2024, Alexandre de Moraes decidiu manter a prisão preventiva da idosa. Fátima começou a ser julgada nesta sexta, no plenário virtual do STF, em que ministros votam de forma eletrônica e remota. A análise segue até 9 de agosto.
Com informações do SBT News.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO