Jovem que teve barriga cortada usou droga 100 vezes mais forte que morfina
Substância é usada como sedativo, indução ao coma e anestesia geral. Polícia fiz que traficantes vendem droga como se fosse LSD
• Atualizado
O jovem de 21 anos que teve a barriga cortada e, depois, encontrado com parte do intestino exposto em uma praia de Guarapari (ES) teve altas dosagens da droga sintética fentamil detectada no sangue após exames. Mesmo gravemente ferido, o rapaz estava lúcido. A substância, que pode levar à overdose e morte, é 100 vezes mais potente que a morfina.
A droga sintética é um opioide de uso restrito, usado como anestésico e analgésico, o que explica o rapaz ter sido localizado ainda lúcido, sem as dores consequentes de um corte incisivo e profundo que sofreu. O fentamil também tem efeito sedativo, utilizado para induzir o coma e em procedimentos de anestesia geral, de acordo com Thiago de Melo, pós-doutor em farmacologia.
O medicamento não é vendido em farmácia, apenas destinado a hospitais e sob supervisão intensa de aplicação e consumo. Porém, segundo o perito André Bitencourt dos Santos, da Polícia Federal, a droga se tornou de uso abusivo, sobretudo nos Estados Unidos, de forma injetável. “No Brasil, essa droga apareceu sob a forma de selos. Muitos traficantes vendem esse produto como se fosse LSD, mas se trata de uma substância sintética”.
O jovem ferido e a namorada teriam sido atacados na praia. O rapaz continua internado em um hospital na Grande Vitória. A companheira sofreu ferimentos e foi liberada, passando por exame e corpo de delito. Ela e os pais, além dos vigias do local, prestaram depoimento. No relato, a jovem confirmou que usou LSD com o namorado e teria comentado que tinha o sonho de ser médica cirurgiã. A droga causa alucinações e sintomas psicóticos.
Durante uma operação da Polícia Civil no estado, um laboratório de drogas foi descoberto em uma casa em Vitória. Entre os materiais apreendidos, pacotes contendo um pó branco. Após perícia, a confirmação da substância: fentamil. A investigação sobre o corte na barriga do rapaz prossegue.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO