Forte chuva causa alagamentos e enxurradas no Sudeste do Brasil
As cidades registraram alagamentos, enxurradas e queda de árvores ao longo de sexta-feira (4) e sábado (5)
• Atualizado

As fortes chuvas causaram estragos e alagamentos em municípios de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo entre sexta-feira (4) e sábado (5). As cidades do Sudeste do Brasil registraram alagamentos, enxurradas e queda de árvores ao longo dos dois dias.
No RJ, foram registrados alagamentos no município do Rio, Angra dos Reis, Petrópolis, Duque de Caxias, São João de Meriti e Rio das Ostras.
Com isso, o Governo do Estado disse que está enviando ajuda humanitária aos municípios mais atingidos.
Em publicação no X, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), disse para as pessoas evitarem sair de casa em função da chuva.
“Tem muita árvore caída, muito bolsão d’água, e os órgãos precisam trabalhar, então vamos colaborar todo mundo”, disse.
Leia Mais
Já no território paulista, Ubatuba e São Sebastião foram os municípios mais atingidos pelas chuvas.
Ubatuba está em estado de alerta, uma vez que os índices pluviométricos ultrapassaram os 100 mm no período de 72 horas, com diversos bairros alagados. Já em São Sebastião as chuvas causaram danos em uma adutora que distribui água para o município e pelo menos sete bairros foram atingidos.
Os dois municípios registraram quedas de árvores.
No Espírito Santo, as cidades mais atingidas pelas fortes chuvas, com registros de enxurradas, foram Castelo, Muniz Freire, Mimoso do Sul, Guaçuí, Alegre e Irupi.
Não há informações de feridos até o momento.
Alerta de perigo além do Sudeste do Brasil
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) reforçou os perigos e emitiu sete alertas simultâneos de perigo potencial, perigo e grande perigo em todas regiões do país.
O aviso de perigo vermelho atinge os estados de São Paulo e Rio de Janeiro, com previsão de temporais acima de 100 milímetros em 24h e ventos de até 100 km/h. Região Metropolitana, Costa Verde, Baixada Litorânea, Região Serrana e Vale do Paraíba (RJ), além da Serra da Mantiqueira, Litoral Norte e Vale do Paraíba (SP) devem ser as áreas afetadas.
A classificação laranja abrange Minas Gerais, Espírito Santo e outras áreas paulistas e cariocas, com chuvas entre 50 e 100 mm/dia, no Sudeste.
Na região Sul, Paraná e Santa Catarina são atingidas. Já no Centro-Oeste, o alerta afeta Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás. Na região Norte, também fazem parte áreas dos estados do Acre, Amazonas, Rondônia, Pará e Roraima.
Segundo o Inmet, perigo em potencial, com chuvas moderadas e ventos até 60 km/h, pode ser esperado nas regiões Norte, Nordeste, Centro-Oeste e Sul. Maranhão, Rio Grande do Norte, Amapá, Pará e Tocantins estão entre os estados afetados. Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná devem apresentar queda de temperatura de 3°C a 5°C, com possibilidade de geada.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram, Threads, Twitter e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO