Investigação apura esquema de superfaturamento de licitações em mais uma cidade de SC
Operação Limpeza Urbana da Polícia Civil iniciou após o recebimento de denúncias
• Atualizado
Nesta quarta-feira (04), a Polícia Civil através da 4ª Delegacia Especializada em Combate à Corrupção deflagrou a Operação Limpeza Urbana, que investiga um esquema de superfaturamento de licitações na cidade de Gaspar, no Vale do Itajaí. Crime teria ocorrido entre os anos de 2017 e 2023.
Conforme a Polícia Civil, a apuração dos fatos iniciou quando as autoridades policiais receberam documentos e informações a respeito dos serviços relacionados à limpeza urbana da cidade. Os serviços incluíam varrição (manual e mecanizada), roçada, entre outros, todos realizados nas vias públicas de Gaspar.
Os investigadores encontraram diversos casos de medições superfaturadas, especialmente nas áreas verdes pertencentes ao município, em que as medições superavam até mesmo a extensão do terreno. Tais medições contavam inclusive com aval de servidores públicos responsáveis pela fiscalização do contrato.
Ainda de acordo com as informações divulgadas pela PC, o serviço, que antes era prestado para a Secretaria de Obras (vinculada à Prefeitura), passou a ser prestado para o Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto de Gaspar (Samae), sendo que a pessoa que ocupava o cargo de Secretário de Obras na época, hoje é a mesma que está na presidência do Samae.
No decorrer da investigação a policia realizou buscas nas casas dos fiscais dos contratos e também nas residências dos ex-secretários de obras que fizeram a gestão dos serviços em que foram identificados pagamentos superfaturados.
Participaram da investigação a Coordenadoria Estadual de Combate à Corrupção – CECOR, bem como a 1ª, 2ª e 3ª DECOR e a DECOR/DEIC. Além de policiais da, 1ª DP de Blumenau, DIC Blumenau, da Delegacia de Timbó, sendo todas coordenadas pela 4ª DECOR.
O que diz a Prefeitura de Gaspar:
Em nota, a Prefeitura afirmou que está contribuindo com a investigação. Ressaltou ainda que foi determinada a instauração de uma auditoria interna para apurar os fatos.
Leia a nota na íntegra:
A Prefeitura de Gaspar está contribuindo com as investigações e aguarda mais informações das autoridades. A administração também determinou a instauração de auditoria administrativa interna sobre os fatos.
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO