Hospital no Oeste de SC alerta para tentativa de golpe; entenda
Hospital pede que famílias fiquem em alerta.
• Atualizado
O Hospital Maicé de Caçador, no Oeste, recebeu a informação de que golpes estão sendo aplicados em familiares de pacientes internados ou em procedimentos. Uma mulher, que não quer se identificar, perdeu mais de R$ 1.500,00 no golpe aplicado recentemente.
Conforme o hospital, a mulher recebeu uma ligação de um suposto médico, que fez cobranças adicionais para a realização de um exame específico para um familiar, que está internado.
O hospital alerta que, aproveitando-se da fragilidade emocional e do momento delicado da família, golpistas estão se passando por médicos na tentativa de conseguirem dinheiro de pessoas que têm algum parente internado.
“O Hospital Maicé alerta que os familiares dos pacientes não devem repassar qualquer valor solicitado em nome do hospital em atendimentos SUS. Já os atendimentos particulares são tratados na tesouraria do Hospital. Se houver qualquer solicitação estranha, é preciso entrar em contato diretamente com o hospital”, pede o hospital.
De forma ilícita, os golpistas conseguem descobrir informações sobre o paciente, desde dados médicos até contato de familiares mais próximos que poderiam transferir valores para quitar procedimentos.
Golpe antigo
Com os dados dos pacientes em mãos, os criminosos procuram ligar para o familiar em um momento em que não está com o doente, afirmando que há custo em aberto para a realização de um procedimento ou que é preciso complementar o valor para que algum procedimento seja feito. Em seguida, pedem depósitos bancários ou pix para que o mesmo seja realizado com urgência.
Confira algumas dicas preventivas:
- Fique atento ao número que realizou a chamada. Anote-o;
- Anote também a conta bancária beneficiária do correntista falso ou pix;
- No dia da internação, procure dar um telefone do familiar menos emocional, que possa perceber rapidamente que se trata de um golpe;
- A pessoa não deve efetuar o pagamento antes de verificar a veracidade junto ao hospital;
- Considerado estelionato, se possível, faça um boletim ocorrência para denunciar o crime. Procure a Delegacia de Polícia;
- Jamais repasse informações por internet ou telefone sem confirmar se está falando com um canal oficial.
>>> PARA MAIS NOTÍCIAS, SIGA O SCC10 NO TWITTER, INSTAGRAM E FACEBOOK
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO