Homem que mantinha aves ameaçadas de extinção é preso após apresentar documentos falsos em SC
A ação foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal de Joinville (DIC), na tarde da segunda-feira (16)
• Atualizado
Um homem foi preso pelo uso de documento falso relacionado a araras azul e canindé, em Joinville, no Norte catarinense. A ação foi realizada pela Divisão de Investigação Criminal de Joinville (DIC), na tarde da segunda-feira (16).
A operação foi realizada durante o cumprimento de um mandado de busca e apreensão, e durante a diligência, os policiais identificaram que a nota fiscal e os documentos apresentados eram fraudulentos.
De acordo com a Polícia Civil (PCSC), as documentações estavam associadas à duas araras, uma azul e outra canindé, que são espécies ameaçadas de extinção e com valor de mercado alto.
O valor declarado na nota fiscal para a arara-azul, despertou desconfiança inicial nas autoridades. As consultas realizadas em sistemas próprios confirmaram a falsidade dos documentos.
O homem não declarou informações sobre a origem dos animais e dos documento. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante pela prática de falsificação de documentos e ao tráfico de animais silvestres.
As penas previstas variam de dois a seis anos de reclusão e multa,além de detenção de seis meses a um ano, respectivamente. O caso segue sendo investigado para identificar todos os envolvidos.
Estagiária sob supervisão de Rubens Felipe
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no BlueSky, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO