Segurança Compartilhar
O golpe tá aí!

Golpe do intermediário: venda de veículos tem sido prato cheio para golpistas

Confira dicas para não cair em golpes!

• Atualizado

Redação

Por Redação

Imagem Ilustrativa. Foto: Pexel | Banco de Imagens
Imagem Ilustrativa. Foto: Pexel | Banco de Imagens

Matéria por Arliss Amaro, Rafaella Moraes e produção de Amanda Sperotto.

Atenção, você que está pensando em vender ou comprar um carro! Na internet, o golpe do intermediário está ficando cada vez mais comum. O Procon e a Polícia Civil estão registrando diversas reclamações e boletins de ocorrência contra golpistas que entram no meio de uma negociação de compra e venda para aplicar o golpe em quem está comprando, mas também em quem está vendendo.

Foi por pouco que o empresário catarinense, Luis Loch, não caiu em um golpe ao tentar vender um veículo na internet. Tudo começou com uma proposta totalmente fora do valor anunciado. “Era para pagar uma dívida. Então, como ela estava tentando comprar o carro por 35 mil reais e eu estava tentando vender 45 mil reais, eu disse que nem precisava vir”, contou.

Quando o empresário percebeu que o comprador insistiu no valor diferente do que o da publicação, o sinal de alerta acendeu! O suposto golpista foi insistente e ligou várias vezes, mas ao ver que tinha algo errado, Luis finalizou o contato. Era o famoso golpe do intermediário, em que uma pessoa tenta revender algo para um terceiro, por meio de um anúncio já publicado.

O golpe está aí…

De acordo com o advogado Eduardo D. Narcizo, sócio na Bento, Narcizo e Amaral Sociedade de Advogados, o golpista busca intermediar a venda com uma pessoa que está interessada no anúncio. “Normalmente, ele pede para que essas pessoas que estão negociando não comentem nada sobre valor ou pagamento sobre o negócio. (…) Eles costumam inventar uma situação para o vendedor, de que o comprador está lhe devendo, e por isto está intermediando o negócio”, explica.

Mas o golpe também pode ser direto com o comprador! “Ele pode inventar para o comprador, que o vendedor lhe deve. Ele faz uma via de mão dupla com uma dívida que não existe e faz com que ambos sejam vítimas”, conta o advogado Eduardo D. Narcizo.

“Se cair no golpe, é preciso procurar a delegacia de polícia para registrar um boletim de ocorrência e, posteriormente, buscar um advogado para que ele adote as medidas cabíveis a fim de amenizar e buscar ressarcimento do prejuízo”, explica Eduardo.

Vídeo: SCC Meio-Dia do dia 20/10/2021. Matéria de Arliss Amaro com produção de Amanda Sperotto.
** ERRATA VÍDEO: No momento do vídeo, 3’45”, quem fala é o delegado da 7ª DP de Florianópolis, Alber Rosa de Figueiredo.

Segundo o delegado da 7ª DP de Florianópolis, Alber Rosa de Figueiredo, é um golpe que é sempre realizado no local onde as vítimas (vendedor e comprador) moram. “Há a necessidade que haja a presença física do veículo para seja realizado”, afirma.

Em Santa Catarina, Tiago Silva, diretor do PROCON/SC, afirma que o número de reclamações de compradores que caem no golpe está aumentando. “Alguns estão vendendo os veículos abaixo da Tabela Fipe”, alerta.

Polícia Civil prende quadrilha que praticava o golpe do intermediário

Imagem Ilustrativa. Foto: Polícia Civil | Divulgação.

A Polícia Civil de Santa Catarina cumpriu, até o dia 7 de outubro, quatro mandados de prisão temporária na cidade de Cuiabá, no Mato Grosso.

Em investigação da Polícia Civil de SC, ficou demonstrado que uma quadrilha especializada no “golpe do intermediário”, sediada na cidade de Cuiabá/MT e Várzea Grande/MT, teria cometido crime de estelionato (virtual) contra duas vítimas, em Florianópolis, ocasionando prejuízos financeiros em torno de R$ 70.000,00.

Neste tipo de delito, geralmente praticado através de um site, os fraudadores utilizam anúncios de terceiros para negociar veículos usados ou seminovos. O objetivo do golpe é clonar anúncios reais e receber o pagamento do comprador interessado pelo veículo.

Os suspeitos identificados responderão pelos crimes de estelionato, associação criminosa e lavagem de dinheiro.

Dicas para não cair em golpes!

  • Prefira negociar sempre com o próprio comprador/vendedor. Evite intermediários!
  • Desconfie de ofertas muito atrativas, se você for comprador e o vendedor, colocou preço abaixo do mercado.
  • A transferência do veículo deve ser realizada em um cartório. Somente faça transferência do valor no momento da assinatura do documento (documento).
  • Somente faça a transferência do veículo com a confirmação do seu banco de que o dinheiro está na conta (vendedor).

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Fale Conosco
Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×

    Este site é protegido por reCAPTCHA e Google
    Política de Privacidade e Termos de Serviço se aplicam.