Sodalitas Finis: GAECO deflara operação e cumpre 36 mandados de prisão no Oeste de SC
O objetivo da operação é desarticular uma organização criminosa, que tem crimes como tráficos de drogas, homicídios e roubos
• Atualizado
O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas) deflagrou a 3° fase da Operação “Sodalitas Finis” na manhã desta quarta-feira (10). A partir de então, a organização cumpre, no Oeste de Santa Catarina, 37 mandados de busca e apreensão e 36 mandados de prisões preventivas contra suspeitos de integrarem uma das maiores organizações criminosas em atividade no estado.
As ordens judiciais são cumpridas nas cidades de Chapecó, Xaxim, Xanxerê, Videira, Cunha Porã, Ponte Serrada, Concórdia e Pinhalzinho, e contam com o apoio externo da Polícia Militar, Polícia Civil (com cães farejadores) SAERFRON (Serviço Aeropolicial de Fronteira), Polícia Rodoviária Federal, Corpo de Bombeiros e Polícia Penal do Oeste do Estado e integrantes das especializadas GTI – Grupo Tático de Intervenção e NOT – Núcleo de Operações Táticas.
O objetivo pincipal da operação é desarticular as atividades desta organização criminosa, que é responsável por uma ampla variedade de crimes como tráfico de drogas em larga escala, homicídios e roubos.
Segundo o GAECO, até o momento, as três fases da operação apreenderam diversas armas de fogo, munições, mais de 600 mil reais em dinheiro, além de uma grande quantidade de drogas, incluindo cocaína, maconha e crack.
Para relembrar
A primeira e segunda fase da operação “Sodalitas Finis”, deflagradas, respectivamente, em 22 de agosto de 2023 e 09 de fevereiro de 2024, e seus subsequentes desdobramentos, resultaram na prisão de 87 pessoas.
A Operação “Sodalitas Finis” é resultado de meses de investigação, que contaram com a colaboração e união de esforços de diversas forças de segurança pública do Estado, representando uma resposta direta e efetiva contra as atividades do crime organizado no Estado de Santa Catarina.
Confira imagens da operação “Sodalitas Finis”
*Escrito sob supervisão de Giovanna Pacheco.
Leia Mais
>> Para mais notícias, siga o SCC10 no Twitter, Instagram e Facebook.
Quer receber notícias no seu whatsapp?
EU QUERO