Segurança Compartilhar
Operação

Gaeco deflagra operação contra organização criminosa de tráfico de drogas em SC

Ao todo, são cumpridos 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades do estado

• Atualizado

Felipe Bastos

Por Felipe Bastos

Foto: divulgação/MPSC
Foto: divulgação/MPSC

O GAECO (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas do MP) deflagrou, na manhã desta quinta-feira (1º), a operação “Maserati IV”. O objetivo é combater uma organização criminosa de tráfico de drogas, que tenta ampliar a atuação em Santa Catarina.

Segundo o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC), a operação é feita a partir de investigação que tem como objetivo coibir a prática do crime de organização criminosa de tráfico de drogas, com crimes patrimoniais e lavagem de dinheiro.   

Ao todo, são 153 policiais, em 25 viaturas, que cumprem 35 mandados de busca e apreensão em nove cidades. São elas Chapecó, Xaxim, São Miguel do Oeste, Iporã do Oeste, Concórdia, Joaçaba e Luiz Alves, em Santa Catarina, e ainda Clevelândia e Foz do Iguaçu, no Paraná.  

Outras fases da operação Maserati 

A primeira fase da operação foi deflagrada ainda em fevereiro de 2021, com 142 prisões e 142 buscas e apreensões em 45 cidades e seis estados. Já as investigações começaram em 2020. Ainda segundo o MPSC, também foi possível identificar a autoria de diversos homicídios, roubos e sequestros.

Como consequência da primeira fase da operação, houve 160 condenações; dos denunciados, 75 foram condenados a penas superiores a 20 anos de prisão, e a pena máxima aplicada a um dos investigados da primeira fase foi de 86 anos. 

Na segunda fase, ocorrida em fevereiro de 2023, foram cumpridos 164 mandados judiciais, incluindo buscas e apreensão e prisões preventivas.

Já na terceira fase, deflagrada em agosto de 2023, foram cumpridos 48 mandados de busca e apreensão e 35 dos 42 mandados de prisão preventiva expedidos. Os alvos eram faccionados que tinham atuação no estado de Santa Catarina.

>> Para mais notícias, siga o SCC10 no TwitterInstagram e Facebook.

Quer receber notícias no seu whatsapp?

EU QUERO

Ao entrar você esta ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.

Receba NOTÍCIAS
Posso Ajudar? ×